[Resenha] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks


Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.



Inicio de Fevereiro de 2011 - Ira Levison é um sulista e judeu de 91 anos, e está preso dentro das ferragens de seu carro destruído em um acidente, ele está em um barranco, sozinho com várias lesões e morrendo de frio. Ele sabia que aquela não era a hora de morrer, ele sabia que já estava velho e com câncer, mas ele queria falecer deitado e dormindo em uma cama e não preso dentro das ferragens de um carro velho no meio de uma nevasca.

Ira sabe que não podia andar de carro, pois já estava bem velho, mas assim como seu pai, que mesmo até aos 101 anos de idade ainda dirigia, ele também não abandonou o hábito da habilitação quando a velhice chegou, o que foi um erro. Ira estava na estrada quando começou a nevar e nevar cada vez mais forte, e quando ele se deu conta, a estrada desapareceu na nevasca e ele sentiu seu carro batendo na mureta de proteção e depois sentiu o carro caindo no barranco. Machucado e quase a beira da morte, Ira luta para continuar vivo, e então ele começa a conversar com sua esposa, que tinha morrido a 9 anos, mas ele sabe que ela está ali com ele, e os dois começam a conversar sobre o passado quando eles se conheceram e se apaixonaram, a partir daí o casal começa a narrar a história de amor deles, a segunda guerra mundial, a mudança da guerra em suas vidas e o fato da paixão entre os dois. E são aqueles pensamentos e aquelas boas lembranças que mantém Ira vivo e com disposição para respirar e ter esperança de ser encontrado por alguém no meio daquela nevasca.

Talvez alguém veja as marcas dos pneus na estrada, as que levam diretamente ao barranco. Talvez alguém pare e grite para baixo, acenda uma lanterna e veja que há um carro aqui. Não é impossivel. Está nevando e as pessoas dirigem mais devagar. Sem dúvida alguém vai me encontrar. Eles têm que me encontrar. - Ira (pág 10)

Quatro Meses Antes - Sophia é uma jovem que está na faculdade e acabou de terminar com seu namorado, Brian já havia traído Sophia três vezes, então ela resolve dar um basta no relacionamento. Márcia, a amiga e companheira de quarto de Sophia vê a amiga naquela situação de tristeza e depressão e insiste para ela sair do quarto e ir em uma festa de peão que teria ali perto, e depois de muito insistir, Márcia consegue convencer a amiga ir junto para a montaria com algumas amigas da faculdade.

Chegando lá, as garotas se divertem na festa depois da montaria, e como Sophia não sabe dançar música country fica afastada de todos, até que decide procurar pelas amigas e de repente ela vê Brian entrando no celeiro com dois amigos. Sophia fica com raiva e nervosa, pois depois que os dois terminaram o relacionamento, Brian estava seguindo Sophia, fingindo não ver o ex-namorado ela vai para fora tomar um ar fresco. Depois de um tempo, Brian a cerca, e Sophia percebe que Brian está embriagado e tenta despachar o rapaz, mas ele não aceita e tenta agarra-la a força. Nesta hora aparece Luke, um caubói que ajuda Sophia a se livrar de Brian. E é a partir deste encontro que o destino das vidas de Sophia e de Luke se unem.

Luke é um caubói que aprendeu a montar desde cedo, seu pai era montador de cavalos e o ensinou a montar, Luke seguiu a carreira de rodeios com touros, que dava mais dinheiro do que com cavalos, mas depois de um acidente na arena, Luke foi afastado por um tempo e ficou sem montar. Agora ele decidiu voltar para a arena e montar novamente. Neste dia ele conhece Sophia e mesmo não querendo, decide ajuda-lá com o ex-namorado possessivo, pois ele vê em Sophia uma moça diferente, depois da ajuda de Luke, os dois começam a conversar e rapidamente o encanto entre eles cresce, um vê no outro o que falta dentro de si próprio, e sem perceber, os dois se apaixonam.

Acima deles, as estrelas tinham se multiplicado no céu cor de ébano. No celeiro, a banda terminou uma música e começou outra, um clássico de Garth Brooks. Com um suspiro profundo, Sophia deixou seus braços caírem ao lado do corpo, a brisa do outono erguendo levemente seus cabelos enquanto ela se virava para olhar para Luke. (pág 43).

O livro é dividido em 34 capítulos junto o epílogo. Cada capítulo o autor narra a história de acordo com a visão, os pensamentos e sentimentos do personagem daquele capítulo, sendo os personagens principais Luke, Sophia e Ira. Mas porque aquelas três pessoas? Qual o sentido da história envolvendo estas três pessoas de idades e vidas totalmente diferentes? Nicholas Sparks nos surpreende neste livro, conectando destinos e mudando vidas.

Como eu disse anteriormente, enquanto Ira está dentro do carro, ele se lembra do seu passado com sua esposa Ruth, Ira começa a conversar com sua esposa, creio que com seu espírito, e os dois começam a falar da história de amor deles. Do tempo em que eles se conheceram e da separação que a Guerra provocou em suas vidas, durante os capítulos narrados por Ira, o autor nos leva para o passado e nos apresenta os costumes daquela época, as guerras que estavam acontecendo e o relacionamento de Ira com sua esposa, suas famílias e suas vidas. A história de Ira e Ruth é emocionante e muito linda, um lindo sentimento que a guerra separou, mas que o amor decidiu unir novamente durante os anos. Com certeza a história de Ira irá te emocionar bastante durante a leitura, assim como me emocionou.

Então quero que ouça o que estou lhe dizendo, Ira - continua Ruth, mal contendo sua impaciência. Ela se inclina para a frente. - Nunca, nem uma vez sequer, me arrependi de termos nos casado. Você me fez feliz e me fez rir e, se eu pudesse fazer tudo de novo não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos, as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chama vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa. - Ruth para Ira (pág 75). 

Duas histórias diferentes, uma que estava começando a se aflorar, uma flor que estava começando a nascer, e outra que estava chegando ao fim, uma flor que um dia já foi bela, mas que hoje já está murcha. O autor nos mostra dentro do romance dos dois casais a importância do amor e da amizade, e através das duas histórias, Nicholas Sparks vêm nos mostrar a importância e o significado de amar e viver. No final do livro, se percebe que o intuito do autor foi nos mostrar o poder do amor e do destino que sempre nos guiam por essa Longa Jornada, a Jornada da vida.

No começo eu estava gostando mais da historia de Luke com Sophia, mas com o desenvolver do livro, a história de Ira e Ruth me emocionou bastante. O amor que existia entre eles, era uma coisa muito maravilhosa. Eu não tenho palavras para expressar o que eu senti lendo este livro, simplesmente um dos melhores romances que já li em toda a minha vida. 

Eu amei este livro do Nicholas Sparks, como sempre o autor te surpreende muito no final do livro, eu acho o Nicholas Sparks muito inteligente, pois além de escrever histórias maravilhosas e únicas, ele possui a experiência e o dom de articular argumentos e fatos com a finalidade de emocionar o leitor. 

Eu já me surpreendi com muitos livros, mas Nicholas Sparks consegue me surpreender de uma forma que eu nunca senti antes, este livro com certeza vai para a minha lista de favoritos. Não posso contar Spoilers sobre o livro, mas o que eu tenho para dizer é que o autor usou as duas histórias (de Luke com Sophia e de Ira com Ruth) para desafiar o destino e mostrar que Deus e o Amor verdadeiro realmente existem.

Termino dizendo que Uma Longa Jornada é um livro para emocionar e tocar a alma do leitor, sei que isso é uma coisa muito profunda, mas este livro realmente me tocou lá no fundo da minha alma e me mostrou que o poder do Amor é capaz de romper montanhas, e desafiar o destino.

Momentos circunstanciais, quando mais tarde combinados com decisões e ações conscientes e uma boa dose de esperança, podem enfim criar um futuro que parece predestinado. (pág 242).








20 comentários:

  1. Eu amei a resenha, deu um gostinho do que o livro conta, mas sem contar partes importante, o livro é lindo e muito Nicholas, com direito a drama e tudo mais.

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Estou louco para ler esse livro, minha mãe está lendo ele e disse que é incrível. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se é porque eu li até a metade de "O casamento" do Nicholas S. e não curti , ou o quê, mas não tenho muita vontade de ler outros livros dele. Mas sua resenha ficou muito bem escrita, parabéns.
    Quem sabe agum dia eu leia algum outro livro dele e mude de ideia né.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada de Nicholas Sparks, quem sabe este ano. Começarei com A Última Música.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não sabia quase nada desse livro, e o fato de terem três POVs diferentes e com pessoas tão diferentes entre si me deixaram ainda mais curiosa.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho praticamente todos os livros do Nicholas, mas só li dois. Depois da sua resenha, acredito que esse será o próximo da fila! rs... Estou doida para encontrar um livro do Nicholas que me toque no fundo da alma, se esse fez isso com você, vou apostar nele.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Nicholas Sparks sem duvida o melhor dos melhores, fantástico ele não?! Muito boa sua postagem, parabéns e continue assim :))

    ResponderExcluir
  8. Que resenha bonita Gu!
    Acho muito legal quando um livro nos toca verdadeiramente! E Nicholas sabe emocionar neh! Sou fã dele e de seus romances!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Gustavo!
    Sou suspeita para falar de Nicholas Sparks, pois sou super fã dele!
    Eu vou comprar esse livro agora essa semana e você em incentivou agora a passar ele na frente dos outros!
    Deu para reparar como ele te tocou, espero ser tocada dessa forma também, pois o único livro marcante dele até agora, que me marcou bastante foi um amor para recordar!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Olá Gustavo!
    Sou suspeita para falar de Nicholas Sparks, pois sou super fã dele!
    Eu vou comprar esse livro agora essa semana e você em incentivou agora a passar ele na frente dos outros!
    Deu para reparar como ele te tocou, espero ser tocada dessa forma também, pois o único livro marcante dele até agora, que me marcou bastante foi um amor para recordar!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo, eu quase li a resenha, mas me contive porque comprei este livro, AMOOOO o NS e quero ler o livro isenta de qualquer opinião, razão pela qual não comentei. Massss, assim que terminar a leitura comento, pode ser? Ou você prefere que eu comente outro livro?

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks e, sinceramente, sinto que não é mesmo meu tipo de leitura... Sempre leio as resenhas que fazem dos livros dele, dos lançamentos, tento dar alguma chance pra me interessar, mas simplesmente não sinto que nenhum enredo seja forte mesmo. Acho que o forte desse autor deve ser a narrativa pra ele fazer tanto sucesso...
    Enfim, parabéns pela resenha, foi bem detalhada
    Beijos
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Gustavo,
    tudo bem?
    Gosto das suas resenhas, mas acho, acho não, tenho certeza, que essa foi a mais emocionante. Você já leu ou viu o filme: Diários de uma Paixão" dele? Pois se tornou um dos meus romances preferidos. Agora você vem e me apresenta esse como inesquecível e com duas histórias tão lindas, que tocou meu coração.
    Vou ter que ler para saber de qual gosto mais.
    Parabéns pela resenha!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não li nada do autor, mas espero ler, essa história parece bonita e comovente.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Gosto de livros que nos fazem refletir e se emocionar, Nicholas Sparks deve ser o rei disso, mas infelizmente (ou não) ainda nunca li um livro dele. O furdunço para com seus livros é tão grande que eu nem me atrevo muito a tentar ler algum dia. rsrs
    Esse livro particularmente não me interessou, a trama parece seguir de maneira bem lenta e lentidão me dá sono. kk
    Mas, ótima resenha!
    Beijo
    Gabriel - Blog Corações de Neve

    ResponderExcluir
  16. Eu não consigo me acostumar ao enredo sem sal do tio Nicholas Sparks. Fora que é bem estranho ele escrever 1 livro por ano, às vezes até dois. Sei lá, não me desce de jeito nenhum.

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo.
    Eu não tenho dado mais oportunidade aos livros do Nicholas, confesso que não consigo mais me prender em sua narrativa.
    E a proposta de Uma Longa Jornada não me cativou, acho que já é uma coisa que desenvolvi contra a narrativa do autor, nada mais me atrai, me encanta ou parece trazer emoção.
    Essa dica eu passo, apesar da sua resenha estar bem objetiva, clara e sensibilizante.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Nicholas Sparks é vida! Muitas pessoas falam que os romances dele são muito ''água com açúcar'' ou que é sempre a mesma coisa, mas eu não ligo. Adoro seus livros e estou ansiosa para lançarem os outros 3 aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  19. OH MEU DEUS! De acordo com o skoob fui a segunda pessoa a ler oaihsdoabsf
    Com certeza esse é um dos meus favoritos, A-M-O a forma como essas vidas se encontram. Sim, é triste, mas também é lindo e acho que posso usar a palavra "milagroso".
    Eu também no começo não dei muita importância com a história de Ira, mas ao desenrolar do livro, me emocionei muito.
    O final deste livro me deu esperança. O final desse livro realmente me inspirou, me fez acreditar que tudo vai dar certo e não importa o quão ruim esteja, e acredito que não tenho que me explicar, já que você já leu.
    Foi a primeira resenha do eu blog, e pelo que pesquisei, foi a primeira resenha do livro, e não sei.. Nicholas realmente é um escritor incrível <3
    Amei poder ler outro ponto de vista !
    Bjs, Rapha

    http://www.caixinhaderabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Sou suspeita para falar, pois gosto muito do Sparks, e todos os livros que li do autor me agradaram muito. Gosto das histórias dramáticas, dos romances apaixonados, e das grandes barreiras que ele cria em seus livros. Ainda não li esse, mas pretendo ler assim que puder : )
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa