[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch



O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.

Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.

O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.


Resenha

Locke Lamora é um órfão que desde pequeno foi conduzido a ser um ladrão. Durante a primeira parte do livro, somos apresentados a história de vida de Locke. Primeiramente quando Locke ainda era uma criança, depois da morte de seus pais o menino foi parar nas mãos do "Aliciador", um velho que cuidava de várias crianças órfãs disponibilizando abrigo, comida e segurança para os mesmos, só que porém induzia as crianças a serem ladrõezinhos natos por natureza. Porém Locke era mais que apenas um menino que roubava moedas ou comida, ele tinha um anseio de ser maior e de roubar coisas maiores. 

Com isso, Locke causou problemas enormes durante suas saídas para realizar roubos, ao invés de ser discreto e roubar coisas pequenas e individuais, ele roubava coisas grandes e valiosas e em conjunto com outros colegas, o que obrigou no fim das contas o Aliciador se desfazer do menino. Nesta segunda etapa da vida de Locke, ele vai parar nas mãos do Sacerdote Cego (Padre Correntes) que usava de má fé fingindo ser um sacerdote cego para arrecadar lucros da população de Camorr. Porém os planos de Correntes eram outros, sendo que o mesmo tinha o objetivo de transformar seus aprendizes em ladrões refinados que futuramente realizariam golpes grandiosos e bem construídos em nobres prestigiados dentro da sociedade.

Locke é recrutado pelo padre Correntes e a partir desta etapa ele entre para a irmandade dos "Nobres Vigaristas".

"Locke pareceu refletir por alguns segundos. Por fim, balançou a cabeça como se quisesse se livrar de algo e assentiu.
- Então estenda a mão esquerda.
O menino obedeceu e Correntes retirou da túnica um fino punhal de aço enegrecido, deslizando a lâmina pela palma da própria mão esquerda. Segurou com firmeza a mão esticada de Locke e abriu um corte raso e ardido entre o polegar e o indicador do garoto. Os dois apertaram-se as mãos com força até suas palmas ficarem pegajosas com o sangue misturado.
- Você agora é um Nobre Vigarista como nós todos. Eu sou o seu garrista e você, meu pezon, meu pequeno soldado."  - Pág.: 87.
"- Porquê algum dia, Locke Lamora, você vai jantar com barões, condes e duques. Vai jantar com mercadores, almirantes, generais e damas de todo tipo! E quando isso acontecer... - Correntes segurou com dois dedos o queixo de Locke e inclinou a cabeça do menino até seus olhos se encontrarem - os pobres idiotas não farão a menor ideia de que na verdade estão comendo com um ladrão." - Pág.: 90.

A narrativa do livro se alterna entre o presente e os interlúdios, onde no presente somos apresentados a Locke já adulto como líder dos Nobres Vigaristas. E nos interlúdios somos apresentados perante toda a trajetória de formação de Locke em um verdadeiro Nobre Vigarista.

Juntamente com a inteligência do sábio Correntes e com a sede de ganancia de Locke, o mesmo se torna um grande Nobre Vigarista, vindo a realizar golpes magníficos com uma magnitude extremamente fora dos padrões se tratando de um ladrão comum. Com uma escrita sublime e altamente agradável aos meus olhos o autor conseguiu me conquistar durante todo o livro. Sempre comento durante minhas resenhas o meu apreço por livros com narrativas compreensíveis ao leitor. Quando eu dei inicio a leitura do livro eu tinha comigo o pensamento de que o mesmo possuiria uma escrita complexa e cansativa, como a maioria dos livros que já li deste gênero, mas ao contrário, o autor me espantou diante da sua escrita altamente gostosa e saborosa de se ler.

Além da narrativa dos golpes dos Nobres Vigaristas temos também o aparecimento de um misterioso assassino que colocará a vida dos Nobres Vigaristas em risco. A narrativa deste acontecimento para mim é a parte mais emocionante e mais surpreendente de toda a história. 

Comecei a leitura do livro com o pensamento de que não iria gostar e terminei a leitura do mesmo com o pensamento de que nunca li um livro tão magnifico como este. O livro As Mentiras de Locke Lamora é o primeiro livro deste gênero a entrar na minha lista de leituras favoritas. Estou extremamente ansioso perante o lançamento do segundo livro, que ainda não possui data definitiva para lançamento aqui no Brasil, porém cujo eu espero que ocorra o mais rápido possível kkk.

Resumindo o livro em uma frase: "Épico, eletrizante e extremamente viciante!!!"



FAVORITO!!!




15 comentários:

  1. Oi :)

    UAU! Que resenha é essa?

    Te parabenizo pelas palavras e digo que, assim como você, estava sem vontade ler o livro, mas depois de ler sua resenha... Vou comprar. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    UAU! Que resenha é essa?

    Te parabenizo pelas palavras e digo que, assim como você, estava sem vontade ler o livro, mas depois de ler sua resenha... Vou comprar. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláaaa!
    Quando a Arqueiro lançou esse livro, fiquei interessada só por ter gostado da capa.
    A sinopse é bastante instigante também, mas não imaginei que o livro fosse tão bom quanto sua resenha fez questão de enfatizar.
    Fiquei ainda mais curiosa.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,

    Fiquei interessada pelo livro logo que vi essa capa, depois fui saber do que se passava, e não gostei muito, li sua resenha e percebi que gostou muito da historia, eu tenho esse problema de antes de ler um livro achar que a narrativa não vai me conquistar, e sempre me surpreendo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo.
    Leitura é questão de gosto e conexão né, li uma outra resenha que dizia que o livro era cansativo e descritivo demais.
    Eu não me interessei porque tenho a impressão que não me envolver com esse tipo de história.
    O grande problema de muitos livros em série é quando não tem previsão de lançamento da continuação, isso mata qualquer leitor.
    Eu to aqui doida pra ler a continuação de A Crônica do Matador do Rei, e o livro ainda vai ser lançado em mercado americano rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha Gustavo série se eu tinha o nariz virado para o livro isso mudou e muito hahaha as estrelas da pontuação piscaram aqui na minha tela!

    Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo,

    Estava muito, mas muito interessada em ler este livro, mas acabei me desmotivando com a informação de que é uma série e o segundo livro nem lançado foi, não tenho muita paciência para este tip ode espera. hahahah

    Agora sua resenha está ótima, comunica sem entregar, instiga a ler o livro, temsua opinião sincera, gosto muito desses ingredientes, parabéns!

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Mesmo com sua resenha maravilhosa eu não me interessei pelo livro. Sou uma romântica assumida e esse é o gênero que me atrai.
    Parabéns pela bela resenha.
    Beijinhos!
    Www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que capa linda, gostei demais, adorei o plot da história e com certeza darei uma atenção especial quando ver na livraria, aliás ótima resenha o/

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Você voltou a me dar esperanças de que posso gostar do livro! rs... Li um monte de resenhas negativas por aí e passei a achar que não fosse curtir a leitura. Depois de ver que, mesmo que você tenha começado a ler com esse pensamento, acabou favoritando o livro e o considerando magnífico, estou pensando em ler novamente.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá Gustavo, vou dizer que quando foi divulgado o lançamento deste livro, eu não me interessei, pois a sinopse não me conquistou. Mesmo lendo sua resenha ainda não consegui me simpatizar com o livro.
    Bom quem sabe mais a frente eu mude de opinião, não é.

    Parabéns pela resenha Gu.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  12. Heey!

    O livro já ganhou muitos pontos comigo sem eu nem ter lido só por conta da narrativa. Também me canso das complexas demais, nem dá gosto de ler. Eu confesso que tenho uma queda por esses "mocinhos-bandidos", eles são bem melhores do que os estilo príncipes huahauahua bem mais divertidos de se acompanhar!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gustavo. Tentei achar a editora, mas não consegui. Acho que é Arqueiro, pela pontinha da lombada, é isso?
    Eu gostei da premissa, fiquei até animada, mas aí vi o comentário da Paty sobre uma resenha que diz que o livro é arrastado. Sei que vc não sentiu isso, pelo contrário, mas não sendo de um gênero que eu amo posso vir a ter a mesma opinião.
    Enfim... se um dia eu tiver oportunidade de adquirir o livro, ele entra na fila. :D
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  14. Olá, Giulia Ladislau, sim o livro foi publicado pela Editora Arqueiro, obrigado por comentar, abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo,

    Adorei sua resenha, você conseguiu me transportar para o mundo do livro. E,bora não seja minha primeira escolha, fiquei tentada a lê-lo.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa