[Resenha] Os Três - Sarah Lotz





Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.

Resenha

Um livro diferente de tudo que já li!!!

Certo dia centenas de passageiros embarcam em quatro aviões com o objetivo de realizar apenas uma simples viagem. Porém misteriosamente, os quatro aviões caem matando todos a bordo, com uma única exceção: em três dos aviões sobreviveram apenas três crianças, uma de cada acidente. Coincidência ou Acaso?

O livro basicamente começa narrando a queda dos aviões e a narração dos cenários dos acidentes. Antes de continuar a resenha preciso explicar como o livro é escrito: o livro é escrito em forma de um segundo livro chamado QUINTA-FEIRA NEGRA (DA QUEDA Á CONSPIRAÇÃO: Por dentro do fenômeno dos Três) DE ELSPETH MARTINS. A autora basicamente escreveu um livro juntando entrevistas, fatos, e diversas outras coisas de várias pessoas que de alguma forma tiveram contato com alguém daqueles aviões. A autora juntou gravações, conversas via e-mail e Skype e montou um livro contando toda a trajetória dos acidentes e dos sobreviventes. Um modo bem diferente de escrever um livro. O que chamou minha atenção, nunca tinha lido um livro escrito deste modo e achei bem peculiar e extremamente inovador. 

Depois dos acidentes o mundo todo fica assustado diante da catástrofe sem explicação. Quando é anunciado que três crianças sobreviveram aos acidentes todo o planeta fica totalmente eufórico. Como aquelas crianças sobreviveram a aqueles acidentes onde pessoas foram despedaçadas e os cenários dos acidentes foram devastadores? era impossível sobreviver a um acidente daquela proporção?Rapidamente nascem pelo mundo conspirações acima das crianças que passam a ser chamadas de Os Três, alguns afirmavam que elas eram cavalheiros do apocalipse enviados por Deus, outros acreditavam em espíritos e outros em teorias alienígenas. Milhões de pessoas e centenas de religiosos fazem do evento um verdadeiro FIM DO MUNDO. Mas uma coisa estava certa, havia algo de errado com Os Três. E com este enigma o mundo se vê diante de um mistério sem proporções solucionáveis. E além de tudo isso, surge o mistério de um quarta criança sobrevivente, teria sobrevivido uma quarta criança naquele acidente?

Durante toda a leitura do livro a autora nos proporciona certos "arrepios". As descrições das cenas dos acidentes eram as que mais deram um certo horror ao livro, não preciso citar aqui, mas você deve imaginar qual era o cenário de um acidente destes. 

Por possuir esta escrita diferenciada o livro possui uma leitura mais lenta, porém muito agradável e intensamente misteriosa, a cada novo capítulo a autora nos mostra novos fatos e novas teorias fazendo o leitor questionar sobre o que teria acontecido naquela catástrofe e nos eventos consequentes da mesma. Um livro de suspense e com um toque leve de "terror" que te sugará para dentro da história de uma forma incrível.


ATENÇÃO: CONTEÚDO ALTAMENTE MACABRO.

Outra coisa que achei incrível foi a utilização da Floresta Aokigahara como um dos cenários principais do livro. Depois de terminar a leitura fui pesquisar e descobri que a floresta realmente existe. 

(Descrição da Floresta - FONTE WIKIPÉDIA): Situada na base noroeste do monte Fuji, no Japão. A floresta contém um grande número de rochas e cavernas de gelo, alguns dos quais são pontos turísticos populares. Devido à densidade das árvores, que bloqueiam o vento, e à ausência de vida selvagem, Aokigahara é conhecida por ser estranhamente silenciosa. Contam-se muitas lendas acerca da floresta. Algumas delas a relacionam com demônios e espíritos malignos característicos da mitologia japonesa e é conhecida por ser um local comum de suicídios. No ano de 2010, 54 pessoas completaram o ato na floresta, apesar de numerosas mensagens, em japonês e inglês, para que as pessoas reconsiderassem suas ações. Em média, são encontrados cem corpos por ano, alguns em avançado estado de putrefação ou até mesmo somente seus esqueletos.



Assustador não é? Durante minha pesquisa me deparei com imagens reais de pessoas mortas dentro da floresta, confesso que fiquei com um frio na barriga. VEJA MAIS IMAGENS AQUI.

Só pela descrição da floresta você consegue imaginar que a mesma é muito sombria e promete dar muitos calafrios durante a leitura, mas não se preocupe, a autora não colocou da forma como ela realmente é (quer mesmo saber como a floresta é? se prepare e entre no site citado anteriormente), mesmo assim eu gostei da utilização deste cenário no livro, a história ficou ainda mais eletrizante, principalmente no final com a revelação de algumas respostas. 

Eu não conseguirei falar de tudo que acontece no livro, mas posso prometer que em Os Três você irá para um mundo de mistérios e muito CAOS. Falando deste tipo até parece uma coisa ruim, mas não é, este CAOS é o ponto forte para deixar o livro eletrizante e espetacular.  Só lendo para compreender o que estou falando rs.

Sobre o FINAL? Posso dizer que fiquei meio sem uma conclusão. No final a autora nos mostrou algumas coisas bem estranhas e que nos deixam com ???? na cabeça kkk, ouvi boatos de que talvez poderia existir continuação, não sei, mas se houver vou ler sem pensar duas vezes. Outra coisa na qual eu descobri pesquisando foi que existirá uma série de TV denominada Day Four, ainda não se sabe de nada conclusivo sobre a mesma. MAS JÁ ESTOU ANSIOSO.

A diagramação do livro é muito legal, a capa negra e as bordas pintadas de preto deixam o livro com um ar de mistério incrível. A única coisa da qual eu não gostei foi do mesmo não possuir orelhas e da história não ter um desfecho assim tão claro, sei que houve um desfecho, mas é daqueles que ficam em aberto para que você possa tirar suas próprias conclusões ou para que o autor possa escrever um segundo livro, e eu não gosto muito disso. Mesmo assim estes pontos não são relevantes em comparação a magnifica história que o livro possui. Minha opinião era que se o livro fosse de capa dura ele seria totalmente PERFEITO, em todos os sentidos.

- Você sabe por que devemos tirar os sapatos antes de morrer?
- Não.
- Para não levar rastros de lama para a outra vida. Por isso existem tantos fantasmas sem pés. 








16 comentários:

  1. Oii,

    Geeeente como eu quero ler esse livro, quero muito muito e muito. Sua resenha só me deixou com mais vontade :(

    Gostei bastante!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gu, tudo bem?
    Estou impressionada com a história dessa floresta, nunca iria pensar em pesquisar para ver se ela existe. Você teve uma ótima ideia. E que notícia é essa de que todo ano várias pessoas se matam? Realmente é de dar medo!!!!!!
    Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas você o colocou sobre um prisma totalmente diferente. Sabe que eu acho de mais interessante nessa história? É o que as pessoas são capazes de fazer quando estão diante daquilo que não entendem.
    Confesso que fiquei com um pouco de medo, risos... ótima resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a sua resenha já me deixou arrepiada, imagina só o livro! Com certeza irei o adicionar a minha lista de leitura para o mês, aproveitando que estamos no clima de terror do Halloween.
    Eu já conhecia o livro, mas não sabia que um dos seus cenários era a Floresta Aokigahara. Li sobre ela há algum tempo, fiquei fascinada e, ao mesmo tempo, aterrorizada com a sua história (por causa das fotos :X). Acho que será muito interessante vê-la representada na ficção.
    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gustavo vou confessar que a sinopse em si não me atraiu muito mas as fotos e história da floresta me deixaram encantada e por isso darei o crédito a leitura do livro. abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Gustavo, tudo bem? Nossa, a cada resenha que leio desse livro me dá mais vontade de ler. Entretanto, fico um pouco receosa, pois todo mundo fala desse final sem conclusão, mas mesmo assim quero conferir. Nossa, não sabia dessa floresta, que macabra... sim, eu entrei no site para olhar as outras fotos... mas bem, gosto quando os autores utilizam elementos e lugares reais nas suas histórias.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu estou super curioso com esse livro. Cada nova resenha que vejo tendo fazer uma leitura dinâmica porque ao mesmo tempo que quero saber vários detalhes acerca do que vou encontrar, também quero ser completamente surpreendido. Esse estilo da autora de narrar os fatos me pareceu bem interessante, espero gostar. Curti a curiosidade da floresta ;)

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei super interessante a forma como o livro foi construído, entretanto a história não me agradou muito. Gostei da curiosidade da floresta, mas fiz a besteira de ver as fotos no outro site, nossa, são assustadoras mesmo.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  8. Não entro nesse link pra ver mais imagens dessa floresta de jeito nenhum... só o que você escreveu e mostrou já considerei altamente macabro mesmo. se já não tinha vontade de ler o livro, agora tenho menos ainda. Mesmo que a autora não tenha colocado a floresta como realmente é, mesmo assim as cenas que se passam lá não devem ser nada legais. E esse negócio de livros que deixam a gente sem uma conclusão me irrita bastante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Me arrepiei só com esse trailler, imagina ver essas fotos REAIS! Mas nem que me pagassem hhahahahaha
    Eu li muitas criticas elogiosas ao livro, e todas trazem os mesmos pontos. O fator aterrorizantes e o final em aberto. Sinceramente sou medrosa demais para esse livro, mas seria mentida dizer que ele não me deixa curiosa rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo! Já vi várias resenhas sobre esse livro, mas nenhuma destacou tanto o cenário da floresta. Eu entrei no site e fiquei impressionada com a imagem. Nem quero imaginar um lugar tão silencioso assim. rsrsrs
    Esse livro é um "ame ou odeie", e as críticas que li se dividiram muito. Espero poder ler um dia pra ter minha opinião.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Já li resenhas sobre esse livro mas você destacou uma floresta que outros deixaram passar e cara, que isso???:O Fiquei bobo com as imagens e a estória da floresta japonesa!
    Mas, voltando ao livro, posso dizer que leria com toda certeza! Acho interessante estórias que usem situações macabras com aviões! rs
    E esse livro já está na minha listinha! Espero amá-lo!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?
    Lembro que estava conversando com um blogueiro, que estava lendo esse livro e estava prestes a entrar em um avião! Confesso que ri um pouco, mas fiquei assustada por ele, imagina, você vai viajar, entrar em um avião e você está lendo sobre uma tragédia assim?! Abandonaria tudo e voltaria pra casa correndo se fosse ele!
    Você já começou a resenha fazendo meu coração pulsar, tragédias, quedas de avião, e crianças sobreviventes! Tem algo ai que eu sei! De fato é inovador, ela foi atrás, tem gravações sobre o acontecido, fico tentando imaginar que ela deve ter tido um pouco de sangue frio pra isso não é? Escutar os relatos e poder passar isso para seu livro, sem se envolver e deixar qualquer sentimento influenciar, acho que não conseguiria. Não sabia que o livro foi escrito baseado nesses fatos, agora minha curiosidade aumentou.
    Uma quarta criança?! Já estou ofegando com três e me aparece mais uma? Entendo porque o mundo está com tantos planos, ideias e especulações sobre o que cada uma representa, como sobreviveram?! É quase impossível, quedas de aviões praticamente acabam com o lugar do impacto. Não vou dormir depois de ler essa resenha, só depois de comprar o livro, ler e enlouquecer com o que as páginas estão escondendo. Bom agora eu vou indo, porque vou correr na livraria pra comprar!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gustavo,
    meu pai primeiro quero falar da floresta, eu sabia da existência dela, mas não procurei a saber direito sobre se o assunto era real ou não, e fui visitar o site que você deixou, menino do céu que coisa. Mas no japão o povo de lá parece ter uma tendencia a drama e suicídio, então vamos dizer que não é novidade. Lendas é o que eles mais tem.
    Agora vamos ao livro, eu confesso a você que o final foi o que me deixou irritada, pois fiquei ali analisando, e relendo fatos para ver se encaixava, mas não, continuei com ??? na cabeça.
    Porem a leitura dele foi muito prazerosa e diferente de tudo que já li, e por isso gostei bastante. E se tiver a continuação, mesmo sendo apenas boatos, eu também vou querer ler.
    Gustavo eu adorei sua resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  14. Olá Gustavo tudo bem ?
    Estou aqui me segurando para não ler a resenha, eu quero muito ler esse livro ele me foi recomendado por vários amigos e eu quero muito lê-lo, porém não quero saber muito sobre a história e estou com um pouco de medo de pegar algum spoiler. Asim que ler, compartilho minha opinião com você.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Gustavo,

    Bom, macabro demais para mim, se a sua resenha me impressionou pra caramba, imagine se eu lesse ou começasse a ler o livro, realmente não é para este Ser que vos escreve por ser uma medrosa assumida. rs. Não gosto de história do gênero.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. É a segunda resenha que leio sobre o livro, a primeira foi negativa, e agora a sua positiva. O unico consenso foi sobre o desfecho meio em aberto, q vcs dois nao gostaram tanto assim aheuea! Mas sua resenha me deixou mais curiosa que a outra. Primeiro porque você comentou desse esquema meio investigativo, e tb por causa do suspense. São fatores que eu gosto bastante, mas fico meio em duvida se gstaria de um compilado de informações... Tive essa experiencia com Guerra Mundial Z, e abandonei a leitura! Enfim, complicado hahaha! Vou dar uma olhada no livro, talvez precise ler para tirar minhas proprias conclusoes =D

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa