Resenha Ausência - Flavia Cristina Simonelli


“O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?” Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa. Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos. Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia? O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.

Resenha

Este livro é uma leitura muito bonita, apesar de triste por se tratar do Alzheimer, porém é uma historia que mostra para nós o verdadeiro significado da vida.

Ervin é um renomado professor, com varias graduações, uma vida acadêmica invejada por muitos, e era uma pessoa muito inteligente, ate que um dia, ele começa a se esquecer das coisas, coisas básicas como onde morava, depois como se chamava, este era o começo do Alzheimer, uma doença arrebatadora que pode acabar com vidas e famílias inteiras.

Eu achei muito interessante este livro, pois nunca tinha visto um autor escrever uma historia assim, retratando uma doença, antes de ler este livro, eu pensava uma coisa do Alzheimer e depois de ler, penso totalmente diferente, o Alzheimer não é uma doença normal e fácil de lidar, é uma coisa dolorosa e tristonha.

E você se pergunta, porque ler este livro sofrido? porque a Flávia consegue trazer através deste livro a historia e vida de uma pessoa com Alzheimer, e com certeza você vai se emocionar demais com a leitura deste livro.

Para os leitores que adoram descobrir coisas novas com as leituras, este é um ótimo livro, todo mundo conhece o Alzheimer, porém na historia, você vê todos os lados, as consequências e todas as verdades sobre essa doença, e com certeza você ira se surpreender, aprender e principalmente se emocionar e dar mais valor as coisas pequenas da vida!

Um comentário:

  1. Achei a capa bonita e resolvi dar uma espiadinha na resenha. QUal não foi minha surpresa ao ver que se tratava de uma história sobre Alzheimer.
    Acho que essa é uma doença das mais terríveis .Perder todas as lembranças deve ser algo muito,muito triste.
    Já tomei nota do título e da autora e será minha próxima compra.
    Sua resenha é muito boa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa