[Resenha] O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza




Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Resenha

No livro O Eterno Barnes, somos apresentados ao Doutor Barnes, um neurocirurgião e cientista que tem o intuito de descobrir mais sobre a mente humana, o objetivo de Barnes é entender como funciona os dados da mente humana, para futuramente, conseguir decodificar estes dados e ser capaz de repassa-los para um receptor.

O Doutor Barnes prossegue com a sua pesquisa, ele conta com a ajuda de alguns cientistas pelo mundo, que não sabem qual o intuito da pesquisa de Barnes, ele mantinha sua pesquisa em segredo, pois ele sabia que ninguém iria aceitar e que o classificariam como louco. Mas o Doutor Barnes se acha louco pela vida, pela mente humana, pela eternidade, a principal causa desta pesquisa é a busca pela eternidade, o doutor Barnes acha que pode conseguir transferir os dados do seu cérebro para outro corpo, juntando assim a mente dos dois. Barnes estava a procura da eternidade, e ele passaria em cima de tudo e de todos para conseguir seu objetivo.

O Doutor se baseia na cadeia da vida, se todos matam para sobreviver, porque ele mesmo não poderia fazer o mesmo? O Doutor diz que se podemos matar animais para comermos, se podemos matar seres vivos para a nossa sobrevivência, porque ele também não poderia fazer o mesmo? Se todos nós matamos para sobreviver, ele também pode matar para sobreviver, com este intuito na cabeça, o Doutor prossegue com as suas pesquisas.

Depois de um avanço nas pesquisas, ele decide procurar uma pessoa para ser seu hospedeiro, Barnes estava mais ciente do que tudo, de que ele poderia transferir seus dados mentais para outro celebro. Barners queria se tornar imortal, ele queria se tornar único e eterno. Será que a ambição pela vida do Doutor Barnes irá assim tão longe? Se nos morremos, quer dizer que isto tem um proposito, morremos para outros poderem nascer. Barnes não enxergava isso, ele queria a todo custo burlar o racional em busca de suas realizações.


- “Somos o vinho da vida nesta vasta adega chamada universo. E o tempo, este famigerado degustador, escolhe ao acaso qual rolha vai abrir primeiro, e sempre abrirá todas.” - Pág.: 68
O livro aborta muito a vida, o aspecto da mente, dos pensamentos, da forma de viver e pensar, posso dizer que o livro tem um teor filosófico muito forte, a todo momento o autor aborta temas como Quem Somos? De onde viemos? Para onde iremos?


- “O tempo nada mais é do que um vilão que, aos poucos, nos surrupia a vida e nos engana dando a morte de presente, um pseudo amigo, constante e dolorosamente presente, que tem o dever de nos avisar da proximidade do fim. Um despertador que avisa, sempre em progressão geométrica, que do pó viemos e ao pó retornaremos.” - Pág.: 28


Outra coisa que eu percebi na forma de agir do Doutor Barnes é que ele não acredita da existência de Deus, ele acha que somos todos iguais, acha que os humanos não foram criados por um ser único que o fez como o melhor dos animais. como cientista, o Doutor Barnes acreditava que eramos como os outros animais, sem nada de especial, o ser humano era apenas um ser dentre os vários. Com certeza eu cheguei a acreditar na insanidade do doutor Barnes, e depois eu percebi que não apenas o Barnes, mas todos que ficaram sabendo da pesquisa, ficam fora de si, se tornam humanos frios e sádicos pelo poder, afinal quem nunca quis ser imortal? O problema é que as vezes a Eternidade pode custar muito caro.

- “Barnes já não tinha sentimento de culpa, suas pesquisas foram lentamente se apropriando de sua razão, de sua civilidade, e tudo passou a ser permitido em nome da ciência, que afinal se particularizou na sua busca insana. Trabalhava pela vida, mesmo que fosse pela sua vida, e isso lhe bastava. Mesmo que isso implicasse a supressão de outra vida, ou até de outras vidas. Para que alguém viva, alguém morre.” - Pág.: 92
Eu gostei deste livro, eu li ele em apenas dois dias, ele é de uma leitura leve e simples, e que te faz pensar sobre a vida e sobre o ser humano. Durante todo o livro, a autor aborta as questões psicológicas e filosóficas do poder da mente e da existência da vida. Um ótimo livro de Drama e Ficção, que te mostrará ate onde o homem é capaz de ir para chegar aos seus objetivos. -


- “Todos nasceram um dia e todos estavam caminhando em direção à morte, só ele, Barnes, é que estava tentando mudar esse paradigma, não aceitava a morte, lutava contra esse estigma, queria ser eterno.” - Pág.: 102/103

- “ Gostamos de andar acima dos limites de velocidade, pilotar uma enorme motocicleta a 250 quilômetros por hora, sentir o vento gelado no rosto, desafiar o perigo a todo momento. Isto nos dá a sensação de sermos eternos, mesmo que seja por ínfimos lapsos de tempo.” - Pág.: 220

O Autor



Salustiano Luiz de Souza nasceu em Itajaí-SC, radicando-se desde criança na cidade de Joinville-SC, onde reside atualmente. Leitor assíduo desde a tenra idade, possui formação acadêmica em Economia e Direito, com especialização nas áreas de Economia Industrial, Direito Empresarial e Direito Previdenciário.

Com atuação profissional em diversas empresas, foi também professor universitário durante vários anos, lecionando nas áreas de Economia, Administração e Direito.

Publicou diversos contos e artigos em jornais e periódicos. Atualmente exerce a profissão de advogado, tendo sido o fundador e hoje é sócio do escritório de advocacia Souza Postai Advogados Associados na cidade de Joinville-SC.

Em razão de gostar muito de literatura, tinha como projeto de vida começar a escrever livros, objetivo este que pôs em prática a partir de 2012, não pretendendo mais parar com este “vício”.





Curta no Facebook

Top Comentarista - Novembro/Dezembro



Comente nesta postagem, preencha o formulário e concorra ao livro Olho por Olho.


9 comentários:

  1. Oi Gustavo,
    tudo bem?
    Que livro interessante, com uma temática forte. Adoro quando sou instigada pelo autora a rever meu preceitos, minhas opiniões. Acho que a imortalidade não seria muito legal, seria chata e até sem sentido. E o pior, ser imortal em um mundo que se destrói a cada dia é loucura.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Já li várias resenhas dessa trama, muitos elogios, mas não despertou a minha curiosidade.
    Parabéns pela parceria!
    Abç!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da premissa do livro e já o adicionei ao skoob!
    Parece ser um livro sensacional, se eu ler com certeza vou me lembrar de alguns episódios de "Almost Human" xD
    Abraços!

    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei se leria esse livro... Costumo evitar esse tipo muito filosófico, na maioria das vezes os autores acabam ficando muito "lição de moral" sabe? Mas por outro lado você disse que a leitura é facil e leve, então não deve ser esse o caso né?

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Um conteúdo bem inteligente e mesmo assim simples. Acredito que seja muito bom mesmo, gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Gu! Geralmente gosto desses livros mais fortes e psicológicos, só escolho o dia que estou mais propicia a eles! haha
    Sucesso ao Autor e a você também!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/li-ate-pagina-100-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo!
    Estou com esse livro para ler e farei agora em janeiro,a temática dele é bem forte como gosto!
    Adorei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. O teor filosófico é muito forte mesmo, e o livro realmente faz pensar. Mas esse dr. Barnes é mega doente, que pânico desse cara! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Gustavo,
    Eu gostei muito da sinopse do livro me despertou um grande interesse, e acho que por ler tanto livro fantasioso, estou precisando de algo como O Eterno Barnes, um livro para refletir mais, Gostei muito da resenha e do livro e fiquei muito interessado, gostei muito da frase " Um ótimo livro de Drama e Ficção, que te mostrará ate onde o homem é capaz de ir para chegar aos seus objetivos. "
    Abraços, Carlos

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa