[Resenha] À Sombra da Lua - Marcos DeBrito



Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana.

Resenha

Ano de 1893 - Desembarca-se mais um navio no porto de Santos. Dentro deste navio estavam famílias italianas que decidiram mudar-se para o Brasil. Dentre as famílias, a família de Bastiano Cesari, constituída de Bastiano, sua esposa Clemenzia e suas seis filhas desembarcam no Brasil, eles decidiram mudar-se para o Brasil para buscar melhores condições de vida.

A família Cesari começa sua nova vida em território brasileiro, Bastiano começa a plantar e cultivar hortaliças e rapidamente uma pequena roça começa a se formar, Bastiano plantava as próprias hortaliças de sua família, e trocava por coisas que eles não conseguiam produzir na vila ao lado.

Todo mês, Bastiano parte em viagem para vila, levando as hortaliças para vender e trocar por outros alimentos.  Mas sua família não imaginava que a viagem mensal de Bastiano tinha outro intuito além do de vender hortaliças. Ele tinha um segredo, um segredo sombrio que escondia de tudo e de todos.

Certo dia, Bastiano recebe uma maravilhosa noticia de sua esposa, ela estava gravida, a novidade alegra o coração do casal e das filhas, principalmente Bastiano fica esplêndido, pois ele teria certeza de que naquela gravidez, a mulher daria a luz a um belo e forte menino. E ele estava certo, meses depois nasce um lindo e sadio menino, que é batizado com o nome de Álvaro. O menino é a alegria de toda a família, principalmente de Bastiano.

Antes do menino nascer, em uma noite que Bastiano viaja para vender as hortaliças, Clemenzia acorda no meio da noite para ir ao banheiro que é fora de casa, quando ela é atacada por um grande monstro, que a pouco não a mata, ela começa a desconfiar de certas coisas, mas achando que estaria ficando louca, não decide contar o ocorrido para ninguém. Depois que o filho nasce, tudo volta ao normal, e a família prossegue com suas vidas.

Certo dia, acontece uma grande tragédia na família Cesari, onde apenas Àlvaro sobrevive, abandonado e sem ninguém, ele decide seguir a vida do pai, cuidando e vendendo hortaliças, mas o que ninguém sabe é que por trás desta tragédia que matou toda a família de Álvaro existe um grande e misterioso segredo.


Ano de 1920 (27 anos depois) - Na pequena vila Socorro, no interior de São Paulo, assassinatos sombrios e macabros andam assustando os moradores da vila a décadas, ninguém sabe a causa das mortes, uns dizem que é obra do demo e outros dizem que é um Serial Killer, e outros dizem que é um animal selvagem da mata, mas na verdade ninguém sabe a origem das mortes, a única coisa que todo mundo sabe é que quem fica de frente com o assassino, não sobrevive para contar história.

Álvaro vai até a vila socorro para vender hortaliças quase todas as semanas, assim como o pai fazia, Álvaro sobrevive do trabalho na fazenda. Mas além da venda das hortaliças, outra coisa atrai Álvaro até a vila, uma linda moça chamada Alana, que era filha do médico da vila. Álvaro sempre foi apaixonado por Alana, e a garota também nutre os mesmos sentimentos pelo rapaz, mas nenhum dos dois decide tomar partida, e a única coisa que acontece são as trocas de olhares. Mas isto seria por pouco tempo, pois a amiga de Alana sabe que ela é apaixonada pelo rapaz, e decide marcar um encontro secreto entre os dois pombinhos, quando os dois se conhecem, a paixão entre eles flui de uma forma esplêndida, eles são apaixonados eternamente um pelo outro. Os dois nunca imaginavam que o amor poderia ser tão poderoso e tão intenso, os dois eram as duas sinfonias de uma orquestra perfeita, a orquestra do Amor.

" - No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria. " - Pág.: 122


Mas este relacionamento de Amor e Paixão não duraria por muito tempo, pois o pai de Alana nunca aceitaria que a filha se casasse com um migrante italiano. Além da diferença das classes sociais entre os jovens, o pai de Alana tinha outros planos para a filha, um rapaz chamado Vicente já está marcado para ser o esposo de Alana. Alana gosta muito de Vicente, mas acha que não seria capaz de abandonar Álvaro, mas ela não tinha saída.

" - Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim, sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de um defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginarias ás coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida. " (Vicente para Alana - Pág.: 32)

O relacionamento entre Vicente e Alana desencadeia uma rede de acontecimentos que mais tarde, colocaria a vida de todos da vila a beira da morte. Os assassinatos acontecem frequentemente, durante toda lua cheia, pessoas amanhecem mortas, animais estilhaçados e criações inteiras somem. O medo entre a população aumenta, e depois de uma grande tragédia, é contratado um caçador da capital, que lutará ate o ultimo minuto para caçar a fera e devolver a paz a vila socorro, mas o que eles não imaginavam é que esta fera poderia estar fora do alcance de todos e que ela é mais forte do que qualquer coisa que existe na face da terra, e quando eles perceberem isso, poderá ser tarde demais.

" - A dor da perda é mais dolorosa que a dor física e suas chagas são tão profundas que as cicatrizes atingem a alma. " - Pág.: 157

Eu comecei a ler este livro na noite da sexta feira treze, eu imaginei que nada melhor para ler na data da sexta feira treze do que um belo livro de terror, então eu escolhi o livro A sombra da lua, um livro que eu recebi há algum tempo, através do autor. Eu comecei a ler o livro lá pelas 22:00 da noite, e eu não conseguia parar de ler, passou meia noite, passamos para o dia 14, passou uma hora da manhã, duas horas da manhã e eu não conseguia parar de ler o livro, cada vez que o sono batia e eu decidia que leria apenas mais um capitulo, acontecia algum evento marcante que desencadeava novas coisas, então eu não parei de ler enquanto não terminei de ler o livro. eu poderia resumir o livro em apenas três palavras: Espetacular, Arrepiante e Surpreendente.

Eu achei que o livro seria apenas em torno do romance do casal, mas não, o autor vai além, ele explora muito os personagens e isso é uma coisa impressionante, quando você acha alguma pessoa especial para a historia, ela morre, isso é outro aspecto do autor, ele consegue colocar o suspense e o terror em um novo nível, o nível de arrepiar os cabelos da nossa nuca kkkk, como eu adoro livros com terror sobrenatural, eu adorei este livro, e para quem não gosta, vai passar a gostar depois de ler este livro, simplesmente incrível. O que mais me surpreendeu foi as surpresas emocionantes que acontecem durante a história, eu ficava chocado todas as vezes que alguma coisa inesperada acontecia, Marcos DeBrito é o rei das surpresas!!! kkk

Eu adorei este livro, leve, arrepiante, surpreendente e emocionante, um livro cheio de surpresas que te levará para uma historia de amor, suspense sobrenatural e terror. 



Curta no Facebook


Top Comentarista - Novembro/Dezembro



Comente nesta postagem, preencha o formulário e concorra ao livro Olho por Olho.


18 comentários:

  1. Com não amar um bom livro de terro? Ultimamente tenho lido alguns e quero mais. Gostei da dica, esse eu ainda não conhecia.
    Fora que trás um dos seres sobrenaturais que eu mais amo, lobisomem. Gostei, dica mais do que anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo,

    Bom depois que li a resenha fiquei curiosa pra saber de tudo o que você citou, amo coisas sobrenaturais e que tem algum romance no meio, esse livro com certeza entra pra minha lista de livros que eu quero ler em 2014 kkk já estou fazendo pois só assim consigo cumprir !

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro um romance sobrenatural, mas não sou fã de terror. Mas gostei da resenha, o livro parece ser bem emocionante. Achei a capa muito legal também.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bem interessante, adoro livros de ficção e seres sobrenaturais!
    Boa- sorte com o blog!
    Beijos
    eujaliesselivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser de lobisomen e sinceramente não é o ser sobrenatural que mais gosto. A história é ótima, mas não leria.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo,
    tudo bem?
    Pela capa e pela sua resenha, eu desconfio que ele se transforme a noite e seja o real assassino. Será que acertei???? (Risos...).
    Adorei sua resenha, super bem escrita e foi tão empolgante que despertou meu interesse peça leitura. Só uma coisa: eu nunca leria esse livro a noite, se não iria morrer de medo depois!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Snif, snif :'(

    Poxa! Quero esse livro! Pare de escrever resenhas boas assim! (!!!) Me apaixonei pela capa, me apaixonei pela história...
    É tão bom quando somos tragados para dentro da história e não paramos de ler até saber o que vai acontecer. Esse livro passa essa impressão e pelo que você falou, Guga, é exatamente isso!

    Abraços, e mais uma vez parabéns!

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    O livro me parece ser maravilhoso! Adoro terror, mesmo as vezes algumas cenas serem tão bem detalhadas que dá medo!
    Gosto de me sentir parte da história e parece que esse livro te dá essa sensação!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Olá como vai ?
    Eu gostei muito da sinopse do livro, e a resenha me deixou mais intrigado ainda. Quero muito ler esse livro algum dia, mas preciso ler muita coisa ainda tenho uma lista muito grande, o mesmo que aconteceu com você de não conseguir parar de ler aconteceu comigo no livro O Ultimo Olimpiano, ele me prendeu até a ultima página e não me largava (risos). Parabéns pela resenha :p
    Abraços, Carlos
    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo, parabéns pela resenha, está um primor!
    Com relação ao livro eu não lerei por não gostar de terror, pior ainda quando você diz que é de arrepiar, sou medrosa assumida no quesito terror, seja para livro ou filmes. Mas, ficarei com ele registrado para indicar para os meus amigos vampirescos que gostam de terror. Hahaha.
    Bjs
    Tânia
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho pânico de livros de terror e, pelo jeito, esse que você ainda falou que é de arrepiar os cabelos da nuca, vou passar longe. Mas, para quem gosta do gênero, com certeza é uma boa indicação.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Ah sabia que era um livro de terror e não leio nem me pagando morro de medo, sua resenha te despertou minha curiosidade, mas ainda não tenho coragem.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cara, romance sobrenatural é demais, principalmente quando se passa no Brasil. É sempre interessante ver como vai acontecer.

    http://porentrelinhaseestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Essa não é uma leitura para mim, :\

    Feliz Natal!

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gu vc me mata assim! Tu haver comigo esse livro!
    Amei a resenha e a premissa tambm! Tudo de bom um sobrenatural gostoso com surpresas! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não li tudo mocinho, até pra não pegar spoilers! Eu li so a sinopse e to louca pra ler esse livro!
    Espero que ele me conquiste assim! Sou campeã em virar a noite lendo livros quando não consigo parar hahahha esse vou ler mais cedo quando puder, pra não passar por isso. Espero q me conquiste assim também♥
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Proposta Literária - Aqui o roteiro é seu!

    ResponderExcluir
  17. Gu consegui Parceria com o Autor! Conheci ele aqui com vc! Fiquei bem feliz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Fico sempre feliz quando surgem novos autores brasileiros e faço questãod e divulgá-los em meu blog sem firmar nenhuma parceria, apenas para ajudar a divulgar o trabalho. Pois acho que resenhas hipócritas são uma prostituição do ofício do blogueiro. E eis o que achei de à Sombra da Lua.
    Estilo de escrita pomposo, piegas, pedante, cansativo e didático. Personagens rasos, pobre em descrição de cenários. O autor é redundante a ponto de se tornar irritante. Há uma frase onde ele diz " Ele seguiu o mesmo caminho que Flavia, mas como ela veio a cavalo e ele foi a pé, levou mais tempo." É claro que levou mais tempo, afinal ele é lobisomem, não é o Flash. Muitas vezes me senti lendo um livro da coleção vaga lume com tanta imaturidade na narrativa. Sem querer ofender os escritores dessa maravilhosa coleção. E as palavras difíceis que ele usava para impressionar? Verborragia! Quem usa esse tipo de palavra num diálogo coloquial? Afinal a cena se passava no século xx e não em 1500. A história em si até que tinha potencial, mas era muito previsível, eu sempre sabia o que ia acontecer, o que tornou a leitura irrelevante. Uma perda de tempo. Notei que no skoob as opiniões são todas entusiasmadas, mas há casos de de blogueiros que fizeram parceria com o autor, o que torna essas opiniões questionáveis. O que eu recomendo é que antes de comprar o livro, leiam um trecho. Acredito que um capítulo será o suficiente para sentirem a fraqueza de estilo do autor, que ao invés de utilizar uma escrita vigorosa, que seria ideal nesse gênero literário, optou por uma narrativa cheia de floreios.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/11/sete-serial-killers-da-literatura.html

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa