[Resenha] Tigana - Guy Gavriel Kay



Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia. 

Eu recebi este livro da Editora Saída de Emergência, depois de ler a sinopse do livro eu fiquei super interessado em ler, e depois que comecei a leitura eu tive uma grande decepção.

Dentre todos os títulos já publicados pela editora Saída de Emergência, Tigana foi o único que não me agradou e não conseguiu me conquistar. Fantasia não é o meu gênero favorito, porém eu já li vários livros de fantasia e que eu gostei, o que não aconteceu com Tigana.

O livro possui um narrativa complexa e muito bem construída, característica marcante em quase todos os livros de fantasia épica, porém no momento eu não estava gostando da complexidade de Tigana e o livro acabou não me conquistando. 

Eu li algumas resenhas sobre o livro e algumas pessoas falaram bem e outras falaram mal, porém eu não gostei, infelizmente o livro não me prendeu totalmente, algumas partes eu achei bem legal mas outras foram totalmente sem nexo para mim, algumas coisas foram muito complexas e eu não gostei.

O livro também possui pontos altos, as cenas de romances do livro são bem rústicas e deixaram a leitura interessante em várias partes. O livro teria de tudo para se tornar um ótimo clássico de fantasia, mas na minha opinião o autor não conseguiu trabalhar de forma simples, deixando a leitura muito complexa, lenta e cansativa. Com certeza lerei o livro futuramente, apesar de ele não ter me conquistado, algumas partes foram bem legais. No momento estou gostando mais de narrativas calmas e simples, o que Tigana não possui, sendo um livro complexo e muito bem construído ele não me agradou, mas eu aperto novamente na tecla de que algumas partes o livro foi muito bom e eu pretendo mais para frente, quando estiver com a mente mais calma e com vontade de ler livros complexos, eu voltarei a ler o livro novamente!!!

Durante a leitura eu postei um histórico em minha estante onde eu disse: "O livro possui pontos altos, porém a escrita é complexa e cansativa, no momento estou procurando livros mais calmos e mais simples, deixarei o livro de lado, porém pretendo refazer a leitura futuramente."

Então é isso pessoal, não tenho muito a dizer sobre o livro, eu não gostei e não sei se ele poderá melhorar mais para frente durante os próximos volumes que sinceramente eu não pretendo ler, não consegui ler Tigana e realmente decidi não procurar mais nenhum livro deste autor. Mas se você está interessado em ler este livro não se prenda a minha resenha e se embarque na leitura pois como eu disse anteriormente, eu vi outras resenhas positivas sobre o livro, e como as pessoas sempre pensam diferente, não é porque eu não gostei é que você também não gostará rsrs, então creio que o livro está muito dividido, teve gente que adorou e teve gente que não gostou, então se você está com duvidas sobre este livro, não perca a oportunidade de tirar suas próprias conclusões e comece a ler imediatamente!!! 

Como sempre a diagramação e a capa do livro estão maravilhosas, a Saída de Emergência com certeza é uma das melhores editoras em questões visuais. Como sempre a editora arrasou no trabalho visual do livro.









Como vocês puderam perceber através das fotos que eu tirei, a capa e a diagramação do livro são perfeitas, os mapas também são bem desenhados e maravilhosos. Espero que vocês tenham gostado e claro, não deixem de comentar!!! Abraços :)








11 comentários:

  1. Oi. Gu.
    Gostei de sua resenha, mas ainda não sei se leria o livro, pois não faz muito meu estilo de leituras, mas quem sabe né?! rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gustavo!
    Amo livros de fantasia e ainda mais com tantos elementos interessantes.
    Gostaria muito de ter a oportunidade de ler Tigana.
    Vim agradecer a visita e o apoio lá no blog, obrigada! Demorei um pouco por ter de viajar para ficar ao lado da minha mãe que ainda está triste com o falecimento do meu irmão.
    Obrigada pela atenção e será sempre bem vinda.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”(Maria Julia Paes de Silva)

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo,

    Gosto muito de livros de fantasia, mas essa específica não me chama atenção, a capa e os mapas são perfeitos, eu amei muito, mas a sinopse achei um pouco confusa e a historia não me conquistou, esse livro não seria um que eu leria agora, mas talvez lá mais para frente, a editora está de parabéns, todos os livros são lindos, parabéns pela sinceridade na resenha, muitos não falam a verdade hoje em dia.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que pena que o livro não te conquistou! Mas acho que meu caso seria diferente... Fantasia é meu gênero de leitura favorito, e não tenho nada contra narrativas complexas e lentas... rs... Amei demais os detalhes que você fotografou, esse é um livro da Saída de Emergência que eu nunca folheei!! Muito lindo!!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiii
    Nossa, que chato vc não ter gostado!
    Eu adoro esse tipo de livro, mas não conhecia essa série.
    Boas leituras!

    Dani

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    É uma pena quando isso acontece, esperamos tanto do livro e quando enfim conhecemos não é tudo aquilo, não curto uma leitura tão complexa, mas assim como você fiquei curiosa lendo a sinopse.
    Quando isso acontece deixo a leitura mas uma oportunidade que esteja afim de uma leitura nesse estilo, depois acabo lendo e gostando, espero que seja assim com você.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Oi Gu!
    Gostei da sua resenha! Concordo com vc! Não é pq não gostou que não vai ter gente que não goste! Mas acho que também não é meu estilo!
    Parabéns pela sinceridade e delicadeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo,
    tudo bem?
    primeiro, adorei a capa e esse mapa é o máximo!!! Eu adoro fantasia. é realmente um banho de água fria descobrir que esse livro não é bom. Mas você realmente não foi o único que não gostou, já li outras resenhas com a mesma opinião.
    Uma pena mesmo, pois para mim, o livro prometia, estava cheia de expectativas.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Guuu \o/
    Solicitei esse livro para resenha também e OMG a sua resenha me deixou com as mãos coçando para ler LOL como pode?
    Adoro Fantasia,me apaixonei pela sinopse! Uma pena que você não gostou :/
    Fiquei curiosa,pois li diversas resenhas mostrando seus pontos fracos,uns dizendo que gostaram outros como você que não gostaram.
    Olha admiro a sua capacidade de fazer uma resenha negativa,é tão raro vermos resenhistas parceiros sendo verdadeiros em suas resenhas.Acredito que esse é o essencial,não importa se é ou não parceira da Editora,tem que mostrar suas verdadeiras opiniões \o/
    Parabéns Gu!
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Gustavo, bom o livro é realmente muito lindo, eu o recebi de parceria, e devo dizer, a editora SDE é a melhor quando se trata de diagramação e capa. Tudo é perfeito!
    Eu comecei a ler o livro, e confesso que gostei bastante da historia, agora não sei pra frente como sera. Sobre ele ser bem complexo acho que aprendi muito ledo um livro que mesmo sendo um tanto complicado, a leitura acaba se tornando muito boa, mas você precisa gostar do gênero, se não... o negocio não vai mesmo.
    Só espero que você dê uma pausa e quando retornar a ler o livro, quem sabe você consiga gostar, né.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando recebi o e-mail da Naty, informando quais seriam os lançamentos do mês, busquei a sinopse de todos. Como no caso de A Corte do Ar, senti que este seria um livro que gostaria. Mas como tive uma pequena decepção no anterior, com descrições demasiado longas, preferi deixá-lo para uma outra ocasião. Acho que fiz certo. Estou amando ler O Clone de Cristo. É claro que algumas partes poderiam ser deixadas de fora, mas em suma estou amando.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa