[Resenha] Flash Forward - Robert J. Sawyer



O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward - Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projetadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado… Expondo as perspectivas de várias personagens, Robert J. Sawyer realiza uma brilhante reflexão filosófica sobre viagens no tempo, consciência, destino e o que significa ser humano.

Resenha

Eu recebi este livro através da parceria com a Galera Record, desde o lançamento do livro eu estava com vontade de conhecer a obra de Robert J. Sawyer, depois de ler a sinopse pela primeira vez eu achei que o livro seria emocionante e espetacular, mas para mim o que tinha tudo para ser um ótimo livro de ficção deixou muito a desejar.

ABRIL/2009 - Um experimento estava para acontecer dentro do CERN, uma espécie de centro de estudos físicos. O experimento seria a ativação do Grande Colisor de Hádrons (LHC). O experimento estava marcado para se iniciar ás 17:00, o objetivo do experimento era recriar níveis de energia que não existiam desde um nanossegundo após o Bing Bang. Durante o processo, os cientistas esperavam detectar o Santo Graal da física de alta energia. 

Quando o relógio marcou 16:59:55 começou a contagem regressiva: Cinco... Quatro... Três... Dois... Um... Zero! E então surpreendentemente tudo desapareceu. As pessoas de todo o planeta são lançadas 21 anos á frente, tendo visões de suas futuras vidas e de como tudo será daqui a 21 anos. Muito interessante e muito legal ter uma visão de como sua vida será daqui a 21 anos, porém se não fosse por um pequeno problema, durante as visões que duraram 137 segundos (2 mim e 17 s) as pessoas simplesmente perderam a consciência no presente o que levou a uma catástrofe mundial. Aviões caíram dos céus, helicópteros se chocaram com prédios e milhões de pessoas morreram com engavetamentos de carros, quedas e acidentes provenientes pelo fenômeno que depois foi nomeado de Flashforward.

Depois deste acontecimento as pessoas procuram se estabilizar e consertar os estragos causados pelo desastre e algumas tentam mudar o futuro através de mudanças no presente. Cientistas de todo o mundo procuram soluções para o acontecido, milhões de pessoas juntam suas visões para conseguirem descobrir como seria o mundo daqui a 21 anos, várias pessoas alegam ser o fim do mundo, milhares de pessoas deixam de sair de casa com medo do acontecido, resumindo, todo o mundo muda depois do acontecimento. 

Eu sempre fui um fã de livros de ficção cientifica, sendo que este gênero é o meu preferido dentre os filmes, as séries e os livros. Como disse anteriormente estava ansioso para ler o livro, porém o que eu achei que seria uma história emocionante se tornou uma narrativa cansativa e complexa. No decorrer do livro, vários estudiosos tentam desvendar o que aconteceu durante o acontecimento, como  aquilo veio ocorrer e o que o Flash Forward afetou ou afetará no futuro. Durante todo este mistério e indagamento sobre o ocorrido, somos apresentados a diversas teorias cheias de outras teorias físicas e químicas, além do uso de nomes e embasamentos teóricos que eu achei desnecessário durante todo o livro, em algumas partes o autor me deixou confuso em relação a algumas explicações e respectivas teorias que ele nos apresenta.

Eu até gostei da história e dos acontecimentos, porém não gostei da escrita geral do livro, sendo que não gosto de narrativas complexas e sempre procuro por livros mais leves e menos cansativos. Este foi o único motivo de não ter gostado tanto assim de Flash Forward. Porém em um contexto geral o livro em si é bem interessante e para quem curte Ficção como eu, é uma boa dica de leitura. 

FLASHFORWARD - Série de TV



Existe a série de televisão inspirada no livro com o mesmo nome (FlashForward - Linha do Tempo), cuja a primeira e única temporada possui 22 episódios (de acordo com a minha pesquisa). Pretendo assistir a série e depois que assistir pretendo criar uma resenha comparando as duas obras. Espero que tenham gostado da resenha, já leram o livro? O que acharam? Você leria ou não o livro? Gosta deste gênero? Enfim, não deixem de comentar suas opiniões. 








7 comentários:

  1. Esta não é a primeira resenha que leio com a mesma opinião: muita expectativa pra pouco livro. A premissa é superinteressante, mas, quando a história é mal desenvolvida, realmente é frustrante.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Olá Gu, bom eu não sou fan de livros de ficção, teve uns dois que me cativaram e me levaram a gostar muito, mas a narrativa era fácil e não cansativa. E pelo que li de sua resenha este livro além de sr muito complexo e cansativo por demais, então assim como você eu broxaria e acabaria não gostando em nada da historia. Porem a narrativa de como é formada a historia me chamou atenção e como você mencionou sobre o seriado, então vou me arriscar em assistir em vez de ler. Assim quem sabe eu goste mais, não é.
    Gustavo eu adorei sua resenha e a sua opinião.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Achei a premissa interessante e chamativa, pena que parece não ter sido muito bem explorada. Acho que se eu fosse lê-lo iria com muita expectativa também, afinal de contas adoro ficção cientifica.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Essa é a primeira resenha que leio do livro, não recordo da capa dela logo de cara.
    Mas assim como você gosto muito de livros de ficção cientifica, mas que tem uma linguagem e a escrita mais leve, assim como você estava esperando algo diferente, mas pelo que vi foi um leitura um tanto complexa, não gosto muito quando isso acontece.
    Assim de imediato eu não leria o livro, mas anotei a dica quem sabe mais pra frente acabo mudando de ideia.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu, tudo bem?
    Que enredo super criativo, achei esse fenômeno o máximo. Livros de ficção científica nos ganham nessas horas. Eu gosto de livros complexos, cheios de informação também. As vezes gosto de ser desafiada. Que pena que a leitura foi cansativa, isso eu não gosto, risos....
    Queria saber qual a explicação que deram para esse fenômeno. E o que as pessoas fizeram com essas informação privilegiada que tiveram, apesar de o preço ter sido catastrófico.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Guss
    Eu não gostei da capa e na verdade não me atraiu muito o enredo, ainda mais depois que disse que não gostou da escrita do livro! Masssss a série de tv é outra história! Posso até ariscar ver! Beijos
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gustavo, tudo bem?
    Juro que não conhecia o livro e nem ao menos me lembro de tê-lo visto nos blogs parceiros da editora. Não me atraiu nem um pouco, infelizmente.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa