Resenha "Despertar" - A Bandeja - Lycia Barros




A bandeja conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando, no momento certo, a grande verdade lhe é revelada, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.

Resenha

Primeiramente conhecemos Angelina, uma garota que está deixando sua cidade natal, seus amigos e sua família para cursar a faculdade. Chegando lá, Angelina esbarra com um homem pelos corredores da universidade e rapidamente o estranho chama a atenção de Angelina, mais tarde a garota descobre que na verdade este estranho é seu professor de linguística. 

Subitamente Angelina se apaixona por Alderico e o mesmo acontece em relação aos sentimentos do professor. Depois de algum tempo os dois começam a se encontrar e a paixão entre o casal se torna uma paixão sem limites. Angelina rapidamente é cegada pelo fogo da paixão e se deixa levar pela luxuria, esquecendo de todos os seus princípios de vida, a garota não consegue enxergar nada além de Alderico em sua vida.

Porém este véu que cega os olhos de Angelina logo é retirado e depois disso a garota descobre que Alderico pode não ser quem ela imaginava e que talvez ela tenha ido longe demais por amor, mas, por amor ou por desejo? Eis a questão, Angelina se entregou de corpo e alma para Alderico deixando sua própria vida e principalmente Deus para trás. E para consertar estes erros e para se edificar Angelina descobrirá que é única saída é Deus, seu verdadeiro consolador.

Sinceramente não estou conseguindo escrever esta resenha muito bem, isso acontece com livros que me marcam, as palavras se tornam um desafio para mim, acho que é difícil descrever nesta resenha o que eu senti lendo este livro, confesso que já li livros inesquecíveis, mas que A Bandeja mais do que qualquer outro livro conseguiu tocar minha alma e me mudar em relação ao mundo.

Sei que você pode estar achando que o livro é extremamente chato e pretensioso por ser um romance evangélico, porém você está muito errado se estiver com estes pensamentos. A história é totalmente maravilhosa e o foco não é nos dar sermoes de como devemos agir diante de Deus como outros livros falam, acho que o foco deste livro é nos ensinar que acima de todos os nossos erros e de todos os nossos pecados, existe um poder maior para nos auxiliar nas tempestades sombrias e que apesar de sermos pecadores, Deus nunca desiste de nós. A Bandeja não é um livro de auto ajuda e muito menos um simples livro religioso, ele é um livro que possui uma linda história de superação, liberdade, amor e perdão. 
Durante toda a trajetória de Angelina, desde o inicio da faculdade até sua edificação com si mesma e com Deus a autora consegue nos prender de uma forma incrível. Com uma escrita doce e serena Lycia Barros conseguiu conquistar meu coração. Antes da publicação deste livro pela Editora Arqueiro eu nunca tive nenhuma oportunidade de conhecer os livros da autora e fiquei muito feliz quando fiquei sabendo sobre o lançamento com a Editora Arqueiro, que é uma das nossas maiores parceiras aqui do blog. 

Quero agradecer a editora por disponibilizar o livro e quero agradecer de coração a autora por ter escrito esta linda história, que além de ter me trazido uma grande paz me mostrou o grande amor de Deus em nossas vidas. Sempre fui evangélico, nasci e cresci em lar cristão e posso afirmar que ao ler este livro minha visão se clareou diante de Deus. Eu já sabia do amor de Deus e de todo o seu poder, mas o livro funcionou como um choque na minha mente, e ele nunca deixará me esquecer de quem Deus é e do seu amor por nós.

Além da história de Angelina, a autora também conseguiu construir vários personagens secundários que também se tornaram importantes e que conseguiram chamar nossa atenção durante a história. Andei pesquisando e fiquei sabendo que a série será composta até o momento de 5 livros (com protagonistas principais diferentes) e ao saber disso fiquei extremamente feliz, nunca tinha lido histórias desta forma e fiquei muito feliz em conhecer as obras da autora, com certeza estou muito ansioso para os próximos livros. 

Nunca li nenhum livro que envolvesse romance, família, adolescência, perdas, perdão e principalmente Deus em uma única história. A autora criou um lindo romance com uma maravilhosa lição de vida. Posso afirmar que foi um dos melhores livros nacionais que já li até hoje.

Recomendo para todos que gostam de um bom romance e um bom drama, e se você está pensando que este livro não merece ser lido por causa de sua temática religiosa, você sinceramente não sabe o que está perdendo pensando isso. Leia e comprove você mesmo, te garanto que você vai se surpreender e se emocionar.

"Aprendi que escolher o errado é sempre mais fácil; as coisas boas e permanentes nem sempre são as primeiras a aparecer. Se dependermos de Deus, não cometeremos os mesmos erros de quando somos independentes d'Ele. As escolhas são nossas... Rejeite a maldição, e a benção te alcançará."

Sempre gosto de ouvir músicas enquanto leio, e de acordo com o livro eu escolho estilos que combinam com a história, para a leitura deste livro eu escolhi um dos meus estilos preferidos, o instrumental, gosto de vários gêneros musicais mais o instrumental é o meu preferido dentre todos. A ausência de palavras e os toques dos instrumentos é maravilhoso.  Eu tenho um aplicativo no meu celular que possui rádios de todo o mundo, sendo que cada uma possui um estilo musical diferente, durante a leitura eu sincronizei o aplicativo em uma rádio instrumental americana e várias músicas se destacaram, mas eu escolhi uma que com certeza marcou a leitura para mim, eu pesquisei a mesma e não a encontrei em nenhum vídeo, porém consegui baixa-lá por este link, para quem gosta deste estilo de música é uma ótima dica. A música é The Orange Planet - Soty.  Desconheço a origem da música, mas para mim ela é perfeita para o livro.








20 comentários:

  1. Oi, Gustavo!
    Se você gostou desse livro, provavelmente irá gostar também da trilogia Uma Herança de Amor, da mesma autora. Dela eu só li esses 3 livros e adorei! Acho que a nossa fé influencia no nosso gosto, por isso eu e vc gostamos tanto. Já vi pessoas não cristãs que não gostaram tanto. Independente disso, acho que teria que ser avisado ao público que é um romance cristão, já que a capa e a sinopse não dão a entender.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo :)

    Todas as resenhas que leio desse livro são muito positivas. Meus colegas dizem que é uma obra muito bonita. Sua resenha ressaltou muito bem os pontos positivos. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gustavo! Aém de A Bandeja, li o primeiro livro da trilogia Uma Herança de Amor, também da Lycia Barros, e gostei MUITO. A Bandeja mexeu mais comigo e me lembrei de quando era adolescente, mas com o primeiro da outra série, percebi uma trama mais adulta e gostei mais. Pena que A Bandeja não para em uma edição. Tenho a primeira, com a capa roxa da floresta escura. Depois lançaram uma mais bonita, ambas pela Danprewan. Agora veio sob a Arqueiro, capa bela, mas nada a ver com a protagonista. Fico perdida com tanta capa. Gostaria que a autora ganhasse uma série definitiva para poder colecionar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ola Gustavo já havia lido uma resenha que comentou que o livro falava bastante sobre Deus e religião . Ainda não li nada da autora . No momento vou deixar passar . Mais para frente quem sabe . Sua resenha deixou a sensação de ser um livro leve , romance misturado com muita fé. abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu li uma resenha recentemente falando sobre esse livro e ela me deixou totalmente desanimada com o livro, pelo o que li na resenha o livro não iria me agradar de forma alguma, mas dai lendo a sua resenha eu mudei de opinião, por isso que é bom ver várias resenhas, né? As vezes as pessoas conseguem nos incentivar a ler o livro e foi o seu caso, acho que o livro deve ser bonito, se eu tiver oportunidade irei tentar ler ele :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Oi Gu!
    Eu já li resenhas tão controversas desse livro que fiquei desanimada em ler, algumas pessoas elogiam muito e outras detonam. Bem, eu tenho minhas crenças, mas eu leria esse livro sem problemas, o único ponto que deixa a desejar - concordo com a Giulia - é que não tem nenhum informação de que é um romance cristão. Mesmo depois disso, eu acho que vou dar uma oportunidade para o livro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que tinha receios de ler o livro por exatas razões que você mencionou na resenha "chato... pretensioso... e romance evangélico", mas puxa! Suas palavras me fizeram vacilar e pôr um pé atrás na minha decisão. Antes eu só leria esse livro pela simpatia da autora, hoje leria por sua resenha. Espero sentir e me sentir uma pessoa melhor comigo e com o mundo ao ler esse livro, tal como você se sentiu.

    Parabéns, e quero a oportunidade de ler A bandeja o quanto antes.

    ResponderExcluir
  8. Oie,

    Não li nenhum livro com tematica evangelica até agora, e li outra resenha e fiquei com o pé no muro, mas percebendo que vocês amou o livro, me deixou ainda mais em cima do muro, não sei o que esperar da leitura, as suas palavras me conquistaram e me deixaram ansiosa pra ler o livro.

    Mayla

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo,

    Tenho visto algumas resenhas do livro e algumas bastante desmotivantes, mas sua resenha mudou um pouco isto minha opinião sobre a trama, entretanto vi outro fator que me desmotivou: ele tem sequencia, para mim não dá, estou com algumas trilogias paradas. Agora, a capa achei linda demais!
    Gostei muito da sua resenha que mesmo você colocando que estava difícil escrevê-la, você se esmerou.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tania, e uma serie de 5 livros que chama "despertar" porem, os livros nao sao continuacoes, cada livro tem uma historia.
      Vale a pena a leitura, sem duvidas o melhor livro que l! ��

      Excluir
  10. Oi, Gusttavo.
    Li uma resenha do livro a pouco tempo e lá conheci esse parte da religião inserida num livro e pelo que li, acreditei que se trataria de algo ignorante pois apontaria o caminho da fé com arrogância. Achei que seria pretencioso e enfadonho. Vejo que me enganei. rs Sou cristão católico e não me interessei pelo livro, mas ao ler sua resenha e a forma como você aponta os pontos positivos do livro, eu daria uma chance com toda certeza.
    Sua resenha está belíssima. E espero sentir esse turbilhão de emoções que você sentiu ao lê-lo.

    Abraços
    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo.
    Já li opiniões bem divergentes sobre esse livro, mas entendo perfeitamente que o tema trabalhado leve a isso.
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho vontade, só não pretendo começar no momento já que esse livro faz parte de uma trilogia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi Gustavo!!!
    Ainda não li nada da autora, e não sei se leria por agora, porque estou atolada de livros desejados e livros para ler, mas eu adorei sua resenha, pois você falou com tanto amor.
    A resenha está linda e apaixonante!

    Beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  13. Não tenho vontade de ler esse livro. Já li três livros da Lycia, tinha toda a série e não queria deixar pela metade, mas, sinceramente? Eu os achei muito voltados para o público evangélico, muito direcionados para essa religião específica e isso não me permitiu gostar da leitura. Por mais que você tenha gostado muito, que o livro tenha te tocado, não pretendo ler, realmente não curto o jeito que a autora conduz suas histórias, apesar de achar que ela escreve muito bem!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, acho a Lycia sensacional, pelo menos me divertia bastante e aprendia diversas coisas assistindo os vídeos dela. Não me interesso muito por A Bandeja, não sou fã de romances românticos e os temas abordados nesse não me chamaram muito a atenção. No mais, também gosto de ouvir música enquanto leio e as instrumentais são incríveis pois acompanham as cenas haha. Quando ouço livros mais calmos coloco Yann Tiersen e Brian Crain, já quando é ação ouço muito Two Steps From Hell e claro outros estilos variados.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gu, tudo bem?
    Vocês estão me deixando muito dividida!!!!!!!! Cada resenha que leio fala uma coisa diferente. Uns amam, outros nem tanto, outros não gostam mesmo. O tema religioso não é um obstáculo para mim. Já li algumas obras espetaculares, de autores estrangeiros, que eram de religião.
    Sabe de uma coisa??? Acho que esse livro pode estar gerando opiniões tão divergentes, pois tem uma mensagem dentro dele. Quem sabe não é para mim???
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo,

    Tenho que admitir, eu não tenho interesse, mesmo você tendo afirmado qie dá para ler, livro que tenha temática religiosa, realmente não é a minha praia e sempre que leio fico incomodada, então, vou passar, mesmo você tendo gostado. Tenho um dos livros da no meu kindle, mas pelo mesmo motivo ainda não li.

    Beijos,

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Guss
    Não é todo o livro que aborda religião que eu gosto, vou ler esse e ver se me agrada, já li livros que eles em vez de falar sobre Deus e a religião de uma boa forma, eles meio que empoem a religião - como se fosse a verdade absoluta e tal, esse tipo não curto! Espero gostar desse!
    Beijos!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Gustavo,
    Já li um livro da autora e gostei, inclusive estou com esse livro aqui pra ler, no inicio estava bem empolgada, mas diante de tantas resenhas que li fiquei um pouco frustada talvez, ai deixei a leitura pra depois.
    Mas pelo que vi é um história que nos marcar, com toda certeza sei como é quando isso acontece, diante de uma ótima leitura tão boa é difícil escrever uma resenha.
    Bom depois que sua opinião decidi sim ler e acredito que vou gostar.
    Só concordo com uma coisa que vi em outros blogs, poderiam colocar a informação que se trata de um romance evangélico.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  19. Eu estou com um enorme receio de ler esse livro e ficar frustada.
    Eu sou cristã, mas não sou muito chegada a livros que envolvam essa temática - a não ser os de não ficção. Mas diante de tantas resenhas positivas e emocionadas como a sua fico muito tentada a lê-lo.
    Só acho que deveria ser descrito na sinopse a tematica. Não como uma forma de discriminação e sim de informação. Afinal de contas, cada um tem sua crença e ninguém é obrigado a gostar né?!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa