[Resenha] Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare




ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Resenha


Cidade do fogo celestial é o sexto e último livro da série Os Instrumentos Mortais da escritora Cassandra Clare. A resenha não possui Spoilers dos livros anteriores. 

Minhas expectativas para esse livro estavam lá nas alturas. É isso que acontece quando chega o final de uma das suas séries preferidas, aquela sensação de que tudo acaba naquele livro, e você terá que se despedir de seus personagens preferidos, aqueles com quem você viveu momentos felizes e compartilhou angústias e aflições, você sabe que tudo pode acontecer, tanto coisas boas quanto ruins. E quando você o pega, a única opção é mergulhar de cabeça. 

A série deveria ter acabado em Cidade de Vidro, terceiro livro da série, porém a autora decidiu que teria mais coisas para serem contadas, e outros personagens a serem inseridos no mundo fantástico criado por ela. Para algumas pessoas isso parece um artificio para ganhar mais dinheiro, mas para mim a única explicação é que personagens tão maravilhosos como os dessa série não podem parar de serem escritos. 



Adoro os três primeiros livros, entretanto acho que a autora foi feliz ao tomar a decisão de escrever mais três livros. Essa prolongação da série é muito mais ousada, tensa, com reviravoltas de tirar o folego do leitor, e com os melhores vilões já escritos. 


"Possível" Spoiler em negrito:

Finalmente Jace está livre do laço que o ligava a Sebastian, porém agora está com o Fogo Celestial nas suas veias e sem controle sobre ele. Sebastian resolve tocar o terror no mundo dos Caçadores de Sombras, está invadindo Institutos ao redor do mundo e transformando os Caçadores em Crepusculares com seu Cálice Mortal. Os outros seres do Submundo estão caminhando em direção ao abismo, ou se juntam aos Caçadores e enfrentam Sebastian, ou ficam do lado do inimigo e correm o risco de serem traídos no final das contas. A Clave tenta ao máximo proteger a todos, e vão para Idris para resolver o que fazer diante dos poderes de Sebastian. 

__FIM do Spoiler__

Adoro a maneira que a autora escreve, ela não é prolixa e nem evasiva. Ela equilibra a escrita e faz com que o leitor tenha visão do que está acontecendo sem descrições cansativas, e escreve de maneira fluída e faz com que o leitor queira ler cada vez mais e mais. Alguns autores espalhados pelo mundo literário utilizam uma série de Cliffhanger no final de capítulos e deixam a impressão de que fez aquilo só para instigar o leitor a continuar a ler, então mudam de capítulo e partem do mesmo acontecimento que tinham acabado de escrever. Já a Cassandra abre um capítulo e insere vários ponto de vista e vários acontecimentos, vai abrindo inúmeros Cliffhanger que só terão continuidade em um próximo capítulo. Isso faz com que o leitor tenha uma visão ampla do que está acontecendo e ao mesmo tempo fica instigado para continuar a leitura, já que inúmeras vezes a autora muda de ponto de vista com um mega Ciffhanger e deixa o leitor louco. E junto com esses inúmeros pontos de vistas a impressão que a autora da é que não há apenas um personagem principal, todos eles tem um encanto sobre o leitor e uma grande relevância para o desenrolar do livro. 

No livro anterior, Cidade das Almas Perdidas, eu tinha criado expectativas monstruosas de altas, e acabei me decepcionando quando a autora veio com um livro mais lento. Já nesse livro a autora, mesmo continuando com uma escrita mais lenta, vai colocando cenas que deixam o leitor muito tenso. Enquanto no livro anterior as cenas de luta só foram deixadas para o final, esse livro nos proporciona lutas ou cenas extremamente tensas ao decorrer de todo o livro, principalmente com Sebastian tocando o terror ao redor do mundo. 

Sebastian é um personagem que me deixa totalmente confuso. Como um personagem pode ser odiado fervorosamente em um momento e em outro ser perecedor de perdão? Pra mim Sebastian é um dos melhores vilões já criados no mundo literário contemporâneo, ele é aquele tipo de vilão que quando rouba a cena te deixa com calafrios. Não só por ele ser ruim, mais sim por em alguns momentos você entender a maldade que ele carrega consigo. Claro que o que aconteceu com ele não justifica os seus atos, mas você entende o porquê de ele ser mal. E em alguns momentos ele simplesmente tem o dom de te convencer, e você acaba ficando do lado dele, e depois de algumas páginas você volta a odiar ele... Bipolar eu? Não. Só estamos falando de um personagem muito convincente. 

Um dos meus personagens preferidos da série sem sombra de duvidas e o incrível e enigmático Magnus Bane. O cara tem a capacidade de proporcionar diversão bem no ápice do momento, onde tudo de ruim pode acontecer ele solta uma piadinha pra quebrar o clima de tensão. Nesse livro a autora ainda teve oportunidade de abrir caminhos para As Crônicas de Bane uma coletânea de dez historias que foca na vida do feiticeiro Magnus. 



Mesmo com aquela sensação de ser o último livro da serie não fiquei angustiado por ser o fim, pois ao iniciar a leitura já sabia que teria outros livros no mesmo mundo, uma pilha de personagens ainda seria apresentada e uma cadeia de estórias ainda estaria por ser escrita. Mas claro que mesmo sabendo disso um frio na barriga é inevitável. Personagens que você ama são como pessoas reais, você fica profundamente triste ao deixá-los. Cassandra, sendo a autora maravilhosa que é, não fez com que aquela sensação do fim abalasse o leitor, ela vai inserindo outros personagens e deixa claro que aquilo não é o fim, e sim o começo de outros livros. Logo no prólogo ela já te apresenta personagens que te dão um vislumbre do que ainda tem pela frente, Emma e Julian do Instituto de Los Angeles são personagens que te deixam loucos de amor à primeira vista. 

Como no livro anterior, este livro é todo desenvolvido para que desague em uma épica batalha. E é ai que as qualidades dos livros são invertidas. Enquanto o quinto livro tem um desenvolvimento lento e meio parado e um final incrível, este livro tem um desenvolvimento espetacular e com uma batalha meio decepcionante para alguns leitores. A autora criou uma tensão gigantesca desde Cidade dos Anjos Caídos, e neste livro ela foi construindo pilares, foi preparando o leitor para o que tinha que vir... E quando chegou na hora da luta, foi uma coisa mais sentimentalista do que batalha. Para o leitor que gosta de pancadaria, sangue escorrendo, espadas cortando, e pessoas morrendo, podem acabar se decepcionando nessa parte do livro. Já eu, adorei isso. Todo o sentimento que teve na batalha final fez com que minha vontade de largar o livro e sair em busca pela Clare para um abraço só fosse alimentada. Foi uma cena muito linda e emocionante de ser lida. 



Antes de iniciar o livro várias noticias de que teriam varias mortes foram anunciadas. Tem sim várias mortes, porém a maioria são de pessoas que eu não tinha criado um vinculo muito forte. Mas duas mortes me arrasaram, eu tinha criado um laço bem amigável com esses dois personagens e me vem a autora com os dois mortos. Mas exceto esses dois, as outras mortes foram mais para ilustrar o caos que estava havendo no livro. Isso acabou desagradando algumas pessoas, mas fiquei aliviado por não perder personagens queridos. 

Enquanto em livros comuns o final é a grande batalha, a Autora se prolongou e foi além, ela não acabou por ai. Afinal de contas ela tinha outras séries para serem escritas, e não iria iniciá-las sem um motivo. Então a autora deixou o final mesmo para o entrelaçar e a natalidade de outras séries. Se você sempre ouvia que a ordem de ler Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais não importava aqui as coisas mudam, a autora nos mostra o final de Princesa Mecânica. A autora entrelaça as duas séries nesse livro da forma mais linda que se pode imaginar. Então, para os leitores que se importam com spoilers e não querem perder as surpresas da série anterior seria aconselhável lê-la antes. 

Escolher qual foi o melhor livro da serie não é uma tarefa nada fácil, mas arriscaria a dizer que este livro é um bom concorrente. 

Se você ainda não leu Os Instrumentos Mortais, corra e leia. Acredito que seja a melhor série jovem adulto sobrenatural do momento, você irá encontrar um mundo novo, irá conhecer personagens que  se tornarão amigos para a vida inteira e irá se apaixonar perdidamente por Jace e Clary.


Resenha por: Luiz Gustavo














13 comentários:

  1. Iai Luiz, beleza?

    CARA QUE RESENHA!!!! Sem dúvida nenhuma a melhor que eu já li que você escreveu. Como você já sabe eu não curto essa série e por mais que as pessoas tentem me convencer de que ela é incrível eu ainda acho que é bobinha e nada de mais. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiz, tenho os três primeiros volumes da série, mas após o boom do sucesso, meio que perdi a vontade de lê-la. Vejo que é muito elogiada, mas mesmo assim, prefiro deixar a euforia diminuir.
    Gostei de conhecer a técnica da autora sobre introduzir ganchos e pontos de vista diversos para reencontrá-los somente depois, criando um bom clima. Isso me estimulou e desejar de novo a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz!
    Eu li só o primeiro livro a série, o qual gostei bastante :D
    Ontem chegou pra mim aquela Edição de Colecionador, composta pelos dois primeiros livros da série... apesar de ser enorme estou bastante empolgada, uma pena que eu nem sei quando vou poder ler rsrs

    Adorei a resenha! Me deixou louca para comprar todos os livros, e lê-los todos de uma vez só!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cassandra assassina, matando geral! rsrsrs
    Eu não gosto de sobrenatural, até tentei ler Cidade dos Ossos, mas não rolou. Acho bacana essa capacidade dela de manter a história interessante e instigante mesmo depois de vários livros. Ainda bem que de todo mundo que morreu só 2 fizeram falta pra vc. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Luiz sou suspeita para falar amo essa série ,achei o último livro eletrizante todos os capítulos foram assim . Cassandra é uma das poucas autoras que conseguem levar uma série com vários livros sem se perder , nenhuma ponta ficou solta , todos personagens tiveram desfecho. Amo a série. Perfeita . abraços

    ResponderExcluir
  6. Li e pulei, Li e pulei hahahaha
    Eu ainda irei ler o quarto livro e no inicio de alguns parágrafos eu achei melhor pular rs.
    Sou daquelas que acho que foi para ganhar mais dinheiro que ela continuou.. mas quem é fã não se importa.. quer sempre mais e mais daquele mundo! Fiquei MUITO feliz de saber que a autora não caiu o nível nos últimos livros e que esse em especial é bom demais *-*
    Quero correr para finalizar minha série e poder começar Peças Infernais o quanto antes!
    Vai, vou discordar de você um pouquinho.. sinto falta de alguns Cliffhanger nos livros da Cassandra.. as vezes eu tenho que me forçar a continuar, mas não tenho a menor vontade hahahahaha mas quando a coisa engrena.. sai de baixo! rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Ainda não vai ser agora (mesmo depois de sua resenha muito bem posicionada) que vou dar uma chance pra esses livros. Por enquanto não vi muita graça na premissa e portanto não lerei. Agora, confesso que não sabia que inicialmente seria uma trilogia, bom saber que ela foi feliz nas continuações. Tenho uma amiga que ama essa saga pra caramba, principalmente os personagens Magnus e Alec.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiz. O que falar de sua resenha? Me emocionei aqui. Sério. Os Instrumentos Mortais é uma das minha séries preferidas e ainda não tive coragem de ler Cidade do fogo Celestial. Também concordo que a autora fez bem em aumentar a série, muito bem. Não estou preparada para finalizar essa série. Muito amor. Tô com medo das mortes.

    Ah.. eu era daquelas que não importava com a ordem de TMI e As peças infernais, mas agora vou ler Peças Infernais primeiro para ler o final. É bom que minha coragem aumenta. Ótima resenha, mesmo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Luiz,
    Acho que sou exceção. Eu li o primeiro e me arrastei por 2 meses para conseguir finalizar. Achei uma mistureba de seres sem fim. Ela não deu muita atenção a nenhuma outra espécie e inseriu elementos de outras histórias, não curti, definitivamente.
    Não continuei com os demais livros e não pretendo ler, muito embora a escrita dela seja boa!
    :(
    beijos
    Chrys Audi
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah, que bom saber que você acha que esse livro é um bom concorrente a ser considerado o melhor da série! Por enquanto, só li até o terceiro, mas quero muito saber como essa história termina! Espero conseguir ler os três que faltam logo, e gostei de saber que a prolongação da série é mais ousada, tensa e cheia de reviravoltas, porque senti um pouco de falta disso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. OI Luiz, tudo bem???
    Eu sei, eu sei, eu sei!!!!!! Eu me apaixonei por essa história depois que vi o primeiro filme da série. Não vejo a hora de ter toda a minha coleção, quem sabe ema daquelas megas promoções no Submarino??? Sua resenha ficou ótima, me lembrou porque quero tanto ler essa saga.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Gustavo,
    eu comecei esta serie, mas parei no terceiro livro. Sei lá, lendo sua critica eu me peguei perdida, pois ela começou muitas serie que envolve os livros que ela começou. Não sei em que ordem ler, como ler para não me sentir perdida.
    E quando a serie é grande, uns livros tem a serem muitos lendo não deixando o leitor satisfeito, mas pelo que li você com toda certeza amou a este.
    Espero muito em breve continuar esta serie, mas não sei quando. E assim conferir como a historia vai se desenrolando.
    E assim como você eu amo o Magnus, um personagem magnifico e hilario, ele é que dá cor a historia. Minha opinião.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Estou no quinto livro da saga Instrumentos mortais, quando cheguei na Cidade das Cinzas e descobri que Jace e Clary erão irmão fsiquei decepcionada e desisti do livro por um bom tempo, mas quando lançou a serie Shadowhunters me empolguei e tive uma vontade louca de voltar a ler. Sou muito fã da saga e agora vou começar a ler Peças Infernais antes do ultimo livro Fogo Celestial. E detalhe, adorei a resenha e me intisgou muito mais a ler.

    Beijos, Larissa

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa