[Resenha] Ela prefere as uvas verdes - Jader Pires



Para conquistar os leitores, os autores de contos precisam dominar a ciência da estrutura e do estilo, de modo a não inserir em sua narrativa detalhes que não sejam essenciais. É com essa precisão que Jader Pires tem conquistado fãs pela internet e agora publica seus contos no livro Ela prefere as uvas verdes. As treze histórias presentes no livro estão repletas do cotidiano, por onde desfilam personagens das mais variadas origens: um vendedor de crack, um político, um casal de idosos e um mágico de circo. As angústias e alegrias experimentadas por todos esses personagens – e que também são nossas – são expressas em situações fortes e incisivas, mas por vezes bem-humoradas, que aproximam o leitor da trama, sem deixar de fora nenhum detalhe. Em Ela prefere as uvas verdes, entramos em contato com personagens em momentos surpreendentes de suas vidas. Momentos em que as perdas e os encontros trazem profundas transformações. 

Resenha

Devo confessar que, sempre ganhava e comprava os livros “modinha”, que em sua maioria são estrangeiros. Era muito, mas muito difícil colocar um brasileiro em meu cardápio. ERA.... pois venho me surpreendendo a cada diz com exemplares maravilhosos. 

E a minha sobremesa da vez é de Jader Pires, que me ganhou rapidinho com seu PRIMEIRO livro!

Há muito tenho procurado um livro que toque a minha alma, que me faça passar horas pensando, sentindo uma real ressaca literária. Encontrei! 

É um livro de contos, com treze histórias de leitura bem fácil, simples, sem erros, repletas do cotidiano. Os personagens são bem variados, desde um casal que teve um milagre, até uma cadelinha com nome engraçado. Os contos são fortes, expressando as angustias e alegrias vividas pelos personagens, alguns até engraçados, já outros... me fizeram chorar. 

É um livro de perdas e encontros. 

Tanto a capa, como o nome do livro, não tem relação com os contos.

Como não dá para falar de todos os contos, selecionei o meu preferido:

Saudade da rosquinha: 

Rosquinha, uma cadelinha linda e doce, que fora encontrada em uma lata de lixo quando ainda era filhote, foi adotada por Afonso Almeida. Dono de uma oficina, sem família, com poucos amigos, Afonso se encantou pela cadelinha e a levou para sua casa. 

14 anos se passaram e ela continuava la, muito carinhosa e esperta. Certo dia, em um dos seus passeios, teve um infeliz encontro com o italiano que morava do outro lado da rua. Esse italiano não tinha ninguém, nem amigos, ninguém gostava dele e ele correspondia da mesma forma. Chateado com o barulho que a oficina fazia, ele resolver descontar na pobre cadelinha. 

Bem na hora que ela passou em sua calçada, ele pegou sua sandália e partiu para cima do pobre animal, que correu para a rua e ........ e........ (silencio e algumas lagrimas) .... fora atropelada! 

O pobre animal não resistiu, deixando Almeida com uma terrível dor da perda. Mas... como tudo na vida tem retorno, o italiano acabou pagando pelo que fez e de uma forma inimaginável. 

Querem saber como???? LEIAM O LIVRO E DESCUBRAM!


Acha que acabou? Ainda não, tem um vídeo exclusivo para falar um pouco mais sobre o livro, confira:


Resenhista Alê Caldas 




20 comentários:

  1. Oi, Alê.
    Que bom que vc resolveu incluir os nacionais na sua estante. Alguns são perda de tempo - não posso mentir -, mas vários nos proporcionam gratas horas de leitura.
    Não gostei de saber que nem o título nem a capa têm a ver com o livro (e aliás, que capa esquisita é essa?), então já perdeu pontos comigo. Sabendo que é contos, piora ainda mais, pois não sou fã deles.
    Achei muito legal esse "se vira nos 30" dela, nunca pensei em gravar com o microfone do nosso fone. rs Vou testar. :D
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giulia! É muito bom usar o fone, o áudio ficou bem legal e nem precisei daquele esforço para que todos me ouvissem, rsrrrsrsr. Usarei sempre, agora!
      A capa, eu não nego, é realmente esquisita, sei lá. Antes de ler fiquei estudando a capa e até pensei ser um livro erótico. Kkkkkkkk.... me enganei!
      Apesar de ser contos, vale a pena ler, as histórias são bem envolventes. Acredito que você irá gostar!!!!

      Excluir
  2. Achei muito criativa essa capa.
    Também estou dando chances para escritores brasileiros mas vou passar essa dica pq eu não sou muito fã de contos.

    Abraço.
    http://likelivros.blogspot.com.br/2014/09/destino-dos-sonhos-lugares-que-muitos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, que bom que gostou! E acredite, cada dia que passa me animo mais com nossos autores. Sempre tem aquele que marca. E esse livro, é justamente um deles.

      Excluir
  3. Oi! Aprendi que devemos tentar filtrar o que lemos seja nacional ou internacional. Adoro contos, não que os leia sempre, mas é um modo de varia a leitura e descobrir bons autores que não têm livro solo. É raro ler um livro recheado de contos de um autor só.
    Não curti muito a capa e o título, ainda mais se você diz que não combinam.
    Fiquei com dó da cachorrinha :(
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati!
      Contos eu também goste de ler as vezes, para variar a leitura. Tento sempre alternar. Gosto deles, mas variar os torna mais interessantes.
      Só não gostei mesmo da capa, e é eu ainda julgo livro por ela.
      Nem me fale, a cadelinha não merecia aquele fim.
      Beijaoo

      Excluir
  4. Ola Ale adorei o conto da cadelinha mesmo com o coração apertado. Nos temos grandes autores nacionais ainda não conhecia a autora, e vou pesquisar mais sobre os contos. Apenas o título é meio estranho. abraços

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Tava tão animada com a resenha do seu conto favorito, daí a cadelinha morre, acho que vou chorar se eu ler esse livro, eu ficava me perguntando o que tem a ver o título com a historia do livro e você disse que nada, então fiquei ainda mais confusa, gosto muito de contos então vai ser um livro bem legal pra eu ler!

    Mayla

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê, tudo bem?
    Estou percebendo que os livros de contos estão ganhando o mercado. Depois dos seus elogios, esse parece ser muito bom e esse tema encontros e desencontros sempre emociona. Fiquei com vontade de ler também. Só não gostei muito dessa capa.Sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    É uma felicidade ver a literatura nacional ganhando novos fãs. Nós, como leitores brasileiros devemos valorizar nossas produções, acima de tudo. Se nós não gostarmos dela quem é que vai gostar? Espero que continue lendo muitos nacionais e que se surpreenda com estórias legais. O importante é saber reconhecer que a literatura nacional é como a estrangeira: tem livros bons e ruins, autores com ideias malucas e outras nem tanto. Mas discordo da minha colega acima, quando ela diz "perda de tempo"; independente de gosto e achismo, cada livro tem algo de bom e a experiência é única. O perda de tempo para alguns pode ser uma leitura gratificante para outros.
    Sobre o livro, eu nunca entendi a capa (confesso). Saber que não tem relação com o livro me deixa aliviado e sem entender direito o motivo. Eu adorei o conto escolhido e fiquei bem interessado! ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui um preconceituoso com leitura nacional, mas hoje sou um admirador. Realmente existem historias que valem a pena se dedicar e investir; são horas prazerosas. Ainda bem que a capa e título não tem nada a ver com o livro, se fosse eu não lerie, pois eu prefiro uvas roxa hahahaha (brincadeira, eu prefiro mesmo).
    Adoro livros de conto, principalmente quando eles trazem conteúdos fortes, emotivos e reflexivos. Coisas que só um escritor competente sabe destacar e, que pelo visto, Jader Pires tem talento de sobra. Fiquei super interessado na obra.

    Abraços e parabéns pela resenha tanto escrita quanto falada.

    ResponderExcluir
  10. Olá

    A vida é muito curta pra ter preconceito com livros nacionais. Sério, eu não entendo certos leitores que repudiam nossa literatura por conta de um livro que leram e não gostaram. É a mesma coisa de eu ler um livro de um autor estadunidense, não gostar e não ler mais nenhum de lá porque todos são iguais. Desabafo a parte à esta generalização tão comum, fico muito feliz que tenha descoberto que a nossa literatura é tão rica quanto qualquer outra. Me interessei bastante pelo livro, gostei muito do que disse no vídeo e essas histórias parecem ser bastante encantadoras. Cotidiano é sempre algo, quando bem utilizado, interessante. Curti muito a capa também, me lembra um álbum do Velvet Underground.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Alê. Primeiramente, fico feliz que tenha começado a ler livros nacionais. Existem tantos livros magníficos nacionais.

    Sobre a resenha, não conhecia o livro mas gostei da premissa. Gosto de contos e saber que o livro foi muito bom me animou bastante. Já tá na minha lista.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  12. Olá, Alê!
    Me interessei bastante pelo livro. Não tenho preconceito para com autores brasileiros, acho que a literatura só tem a ganhar com novos escritores - não importando sua nacionalidade -, e os leitores têm a escolha de deixar se beneficiar também por esses autores. Basta deixar de lado toda ideia pré-concebida.
    A razão de ter me interessado por "Ela Prefere as Uvas Verdes", além do título incrível, é que se trata de um livro de contos! O último livro assim que li não me agradou muito, e procuro novos livros com textos curtos para minha própria edificação - também sou um contista, em construção.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Não curti isso da capa e do nome do livro não terem relação com os contos, principalmente porque não gostei da capa, mas tinha esperanças de ela fazer sentido após a leitura. Também não sou muito fã de contos, então, por mais que você tenha gostado e se surpreendido, e que o livro tenha te tocado tanto, não tenho interesse em ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Ale eh muito bom você estar começando a incluir nacionais na sua estante.. eu comecei a incluir alguns a pouco tempo e tenho gostado bastante. Nao sou muito fã de contos, mas tenho tido experiências agradáveis com eles rsrsrs
    Esses livro tem contos bem diversificados, parecem bons =)
    Mas o titulo podia ter um pouco mas a ver ne rsrsrs

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
  15. Adoro ler nacionais, mas confesso que esse eu dispensei desde quando o vi pela primeira vez, li algumas resenhas sobre o livro, mas nenhuma me deixou interessada, pensei que se tratava de mais um livro de contos normalzinho, que não ia me agradar. No entanto, agora lendo a sua resenha mudei completamente de opinião, o livro deve ser lindo e esse conto que você escolheu parece ser tão triste, com certeza eu iria suar pelos olhos kkkkkk

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  16. Hey, Alê.

    Já vi diversas resenhas positivas deste livro e tenho uma leve curiosidade em lê-lo. Não é algo como "preciso urgentemente"... está mais para "nossa, eu quero, mas só se for ganhado", entende?

    A capa é bem fofinha (capas clean me atraem). Nunca li um livro com tantos contos... deve ser bem bacana. Enfim, adorei a resenha :3

    Até logo,
    Sérgio H

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Alê,
    Fiquei curiosa com esse livro pelos incontáveis elogios.
    kkk Rosquinha é fogo tadinha, que nome é esse. To com raiva desse Italiano que detesta a oficina e desconta na rosquinha. Que fofa! Andava pela calçada. Fiquei triste pelo atropelamento dela! Como assim ele omitiu socorro????? Ai céus, quanta maldade!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa