[Resenha] Invisível - David Levithan e Andrea Cremer



Sinopse: Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth. 

Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à orientação sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê!

Resenha

"Ser Solitário. Ser um espaço sem forma, um corpo sem carne, uma alma sem cor, ser um figurante invisível. Ser cego, mudo, surdo e invisível ao mesmo tempo." 

Invisível me tocou de uma forma impressionante, um torrencial de emoções é a definição perfeita para definir este livro. Uma história linda, única e pura que conseguiu me encantar e emocionar de uma forma extremamente peculiar.

E se você fosse invisível? Se tivesse que ser mudo? Se você não pudesse ser visto e nem tocado? Se você não pudesse conversar como as outras pessoas? Se o mundo passasse na sua frente como um trem desgovernado e você não tivesse um bilhete para entrar, como você viveria? Iria se conformar? Iria desistir? Ou iria apenas existir e ao mesmo tempo se extinguir? 

Stephen é invisível para todos, desde o ventre de sua mãe ele não podia ser visto, era apenas um espaço vazio e sem forma para si e para todos a sua volta. Com uma maldição de invisibilidade feita para durar eternamente Stephen tenta conseguir forças para continuar vivendo depois da morte de sua mãe. Seus dias são sempre parecidos, ele acorda, toma banho, ouve música, lê livros, almoça e depois passeia no parque. Seus dias seguem vazios e sem nenhum sentido até o dia em que novos inquilinos se mudam para o apartamento ao lado.

Depois de um passeio diário no parque Stephen volta para o apartamento. Ao chegar ao corredor se depara com uma garota com as mãos cheias de sacolas lutando para abrir a porta, ele para e espera a estranha entrar no apartamento para consequentemente abrir a porta do seu, mas uma coisa estranha acontece, a garota simplesmente se vira para ele e diz: - Você vai mesmo só ficar parado aí? Acha isso engraçado?

O coração de Stephen se trava ao ouvir estas palavras. A garota nova era Elizabeth, que tinha acabado de se mudar para o apartamento ao lado. O mais impressionante nisso tudo era o fato de Elizabeth enxergar Stephen quando todos não eram capazes, afinal ele era invisível para TUDO e TODOS, mas esta regra é quebrada com o surgimento desta garota misteriosa.

Stephen aproveita o momento e decide não se abrir para a garota, porém mais tarde a verdade é revelada e Elizabeth fica assustada e ao mesmo tempo se sente traída por Stephen não ter revelado seu segredo, que agora não é mais segredo para ela e nem para seu irmão Laurie (que estava no momento da revelação). 

Com o passar do tempo um laço emocional entre Elizabeth e Stephen começa a tomar forma, para quem nunca foi visto, ser enxergado por alguém era o êxtase da felicidade. Lauren e Elizabeth questionam Stephen em relação a maldição, mas o mesmo alega não saber da origem, nenhum dos seus pais nunca lhe explicou nada e depois da morte de sua mãe, o pai se tornou nada apenas que um cartão de crédito e uma conta bancaria. 

Então os três decidem confrontar o pai de Stephen em relação a maldição, então o pai decide abrir o jogo sobre a origem da maldição de Stephen. Depois desta revelação um novo mundo é revelado aos olhos de Stephen, Elizabeth e Laurie. 

Juntos os três irão atrás de uma solução e juntos eles enfrentarão um novo mundo recheado de perigos, maldições, revelações e magia. Não posso contar a origem da maldição de Stephen pois isto seria estragar a surpresa do livro, mas posso garantir que juntos os três irão passar por muitos desafios e por uma aventura que no final poderá colocar o destino dos três em um jogo de vida e morte. 

Um romance dramático leve e gostoso de ser lido, com um toque de sobrenatural que transformará esta linda história em uma coisa magnifica de ser lida e de ser sentida. Com uma escrita magnifica e digna de aplausos os autores te transportarão para um novo mundo oculto atrás do nosso, onde coisas serão reveladas e vidas serão postas em jogo. Um livro que me surpreendeu do começo ao fim e que me arrancou diversas lágrimas no final. 


DICA: Durante toda a leitura eu ouvi rádios no aplicativo TuneinRadio que baixei na App Store, eu baixei pelo iOS mas o aplicativo também está disponivel para Android. As estações recomendadas por mim são: Tendance Quest 90.5 (Avranches, França) e a Radio RMF Hot New (Polônia), ambas as rádios possuem gêneros musicais variados durante 24 horas por dia todos os dias da semana, uma ótima dica para pessoas que assim como eu amam ler ouvindo uma boa trilha sonora. 




10 comentários:

  1. Oi!
    Tinha ficado bem curiosa quando li a sinopse de Invisível e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler. Deve ter sido bem difícil para o autor explicar a invisibilidade de Stephen e como os pais cuidaram dele. acho que vou gostar da história!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de ler ouvindo trilha sonora não, mas me interessei pelo aplicativo mesmo assim, vou baixar, obrigada pela dica! Quanto ao livro, ele será uma das minhas próximas leituras, então fico muito feliz por saber que você gostou da narrativa, que se surpreendeu durante a leitura e que o livro ainda te arrancou lágrimas no final! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Eu quero muito ler esse livro porque 1-Adorei a capa 2-O David Levithan é um dos melhores escritores de YA 3-Eu achei a premissa bem criativa. Espero poder conseguir comprar assim que eu voltar a comprar livros novos. Obrigado por essa dica, vou pesquisar por essas rádios embora eu não seja muito de ouvir rádio, mas acho que dá pra descobrir novas coisas por lá. Também gosto de ler ouvindo uma trilha sonora haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Sem querer, encontrei esse livro numa livraria e já fiquei interessada. Contudo, não comprei, porque ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele nem nada do tipo (pois é, não gosto de comprar livros sem saber o que esperar deles).
    Adorei a sua resenha, ela foi bem clara sobre o que é o livro. Ele parece ser muito bom! Estou ansiosa para lê-lo.
    2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu, tudo bem???
    Menino amei a sua resenha.... estou com uma imensa vontade de ler esse livro sabe... gostei dessa premissa e da mistura com o sobrenatural isso só mostra que eu vou amar a leitura e se te arrancou lágrimas tenho certeza que arrancará de mim também... Quero conhecer essa história principalmente por causa da escrita de David... sou completamente apaixonada... Xero!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou o oposto de vc, prefiro ler no mais absoluto silêncio. rs Mas gostei da dica da rádio.
    Eu quero muito ler esse livro por conta da minha agradável experiência com Todo Dia, do mesmo autor. Não sei se vou gostar tanto, mas a genialidade da premissa já me faz querer ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu não sei de onde o David tira estas idéias para seus romances. Incrível. Adorei a sua resenha e a sua maneira de contar a história sem entregar pontos importantes. Apesar de ser um livro YA, ele parece ser bem denso e com uma história encantadora.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?

    Eu gostei da leitura, mas, confesso que esperava que a questão do menino invisivel fosse uma metáfora com alguma critica social que um livro puramente de fantasia, sabe? Esperava um pouco mais da leitura. A escrita do Levithan é linda e isso é inegável, mas ainda assim... queria mais um tiquinho =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não consigo ouvir musica e ler ao mesmo tempo, mas admiro quem consegue rs
    Esse livro tem todos os elementos para me arrebatar <3
    Romance, aventura, sobrenatural.. A premissa dele é muito criativa e eu espero realmente gostar do livro assim como você gostou. Ahh, e que curiosidade com a origem dessa maldição gente hahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, rapaz.

    Que bom que a leitura te agradou bastante, isso só me deixa mais curioso e ansioso para ler mais uma obra do David Levithan, que para mim está sendo um dos melhores escritores que venho lendo atualmente. A trama desse livro, e o fato de o personagem ser invisível são bem chamativos. Espero, assim como você, gostar do livro quando o ler.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa