[Resenha] O Doador de Memórias - Lois Lowry + Crítica do Filme



Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. 

Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.

Resenha

Imagine um mundo perfeito, sem dor, sem violência, sem guerra, sem roubos, sem fome, sem escravidão. Um mundo totalmente ideal, mas havia um problema, para a criação deste mundo houve a necessidade de apagar o passado e acabar com os sentimentos.

Neste mundo perfeito não existe Amor, Alegria ou Escolhas. Tudo neste mundo distópico é controlado pelos Anciões com muita rigidez e tecnologia. Neste mundo futurístico conhecemos Jonas, um rapaz que está para completar doze anos de idade e está super ansioso para descobrir qual será sua profissão.

Todos os anos acontece uma cerimônia para marcar a mudança de idades das crianças, em um ano as crianças ganham novas roupas em outro ano elas ganham bicicletas e assim sucessivamente. Porém a principal cerimônia é a dos 12 onde todos os jovens e moças recebem a profissão que irão seguir pelo resto de suas vidas.

Cuidadores de Idosos, Recolhedores, Operárias, Mães Biológicas, Recreadores, Criadores e várias outras atribuições eram ordenadas separadamente para cada jovem. Os anciões ficavam observando cada jovem por um longo tempo para avaliar qual seria a atribuição perfeita para o mesmo.

Assim como o Casamento de Cônjuges, a Nomeação e a Colocação de crianças-novas, as Atribuições eram escrupulosamente ponderadas pelo Comitê de Anciãos.  

Chega o dia da cerimônia dos Doze e Jonas está cada vez mais nervoso, um por um seus amigos e todos os jovens do novo grupo dos Doze vai até a Anciã-Chefe que faz um breve discurso e depois atribui a área de serviço de cada jovem.

Está chegando a hora de Jonas, mas um coisa inesperada acontece, a Anciã pula o número de Jonas e prossegue com a cerimônia. Jonas e todos que estavam assistindo ficam sem entender porém ninguém diz nada e a cerimônia prossegue. No final da cerimônia a Anciã pede desculpas pela ansiedade causada a todos eles e finalmente chama Jonas para o palco.

- Jonas não foi indicado para uma atribuição, ele foi escolhidoEle piscou. O que ela queria dizer com aquilo? Sentiu uma movimentação na plateia, uma interrogação no ar. Eles também estavam intrigados. Com voz firme e imponente ela anunciou:- Jonas foi escolhido para ser o nosso próximo Recebedor de Memória.

Todos ficam chocados com a revelação, pois uma escolha destas é muito rara. A comunidade tinha apenas um Recebedor e é ele quem treina seu sucessor. Por conta do atual Recebedor estar avançado em idade os Anciões decidiram escolher Jonas para o papel.

Todos recebem pastas com instruções para cada atribuição e ainda perplexo Jonas percebe que suas instruções eram um tanto peculiares, pois estava escrito que Jonas tinha a liberdade de estar isento da obediência ás regras referentes a descortesia. Com esta regra Jonas poderia perguntar o que quisesse para qualquer um sem ser questionado e receberia respostas verdadeiras. Nas regras também constava que ele não poderia mais solicitar remédios, não poderia se dispensar, porém o que mais chocou Jonas era a regra de número 8: VOCÊ PODE MENTIR.

Mas na realidade o que era este papel de Receber de Memória? Vou tentar explicar: Quando o mundo adotou a mesmice (exclusão de sentimentos, escolhas... etc) todas as memórias do passado foram apagadas e as mesmas ficaram na mente de apenas uma pessoa que ficava encarregada de "Doar" estas memórias para o seu sucessor e por assim adiante.

O Recebedor de Memórias possui o papel de aconselhamento aos anciões para assim evitar futuros problemas. Por exemplo: Há muitos anos um grupo de cidadãos queria aumentar a taxa de nascimentos com o intuito de aumentar um filho por unidade familiar. Os Anciãos pediram a opinião do Recebedor que usou suas memórias para se lembrar da fome (sentimento não conhecido por ninguém naquele mundo). O Recebedor lembrou-se do crescimento da população, da fome e conseqüentemente da guerra e aconselhou a não aceitarem a proposta de aumento nos nascimentos para evitar futuros desequilíbrios.

O atual Recebedor passa a ser o Doador de Memórias quando Jonas é nomeado e o Doador é encarregado de ensinar e transferir todas as lembranças para o garoto. Com o tempo Jonas conhece o Amor, a Neve, o Natal, o Trenó e o mais impressionante: As CORES. Sim, neste mundo não existe cor, tudo é igual, tudo é sem cor e Jonas é o único que consegue enxergar as cores em tudo. Mas junto com estas coisas vieram também as memórias da guerra, da violência e da fome, o que deixou Jonas assustado.

Com o tempo Jonas começa a questionar o mundo em que vive. Vale a pena abrir mão do Amor, da Alegria, da Felicidade por causa dos problemas? Com este pensamento Jonas começa a descobrir que o mundo perfeito em que vive não é tão perfeito assim e o garoto se vê diante de uma encruzilhada onde ele precisará tomar uma decisão muito difícil que poderia mudar a vida de todos.

"Quando as pessoas têm a liberdade de escolha, elas escolhem errado."

O livro foi publicado originalmente em 1993 e ganhou adaptação para os cinemas este ano. A Editora Arqueiro publicou a nova edição do livro com a capa exclusiva do livro que na minha opinião ficou linda.

O FILME - O Doador de Memórias (2014)

O filme estreou nos cinemas Brasileiros no dia 11 de Setembro de 2014 e está em exibição até hoje. Resolvi ler o livro e dias depois consegui assistir ao filme. Vamos saber o que eu achei sobre o mesmo? 



Eu realmente gostei do filme, creio que o mesmo conseguiu passar a essência da história para quem estava assistindo. Um dos pontos mais legais que podem ser vistos no filme é a mudança de cor, no começo o mesmo é em preto e branco justamente porquê o mundo era sem cor, porém quando Jonas começa a conhecer as cores os cenários vão ganhando vida, o que eu particularmente achei muito legal de ver no filme. 


O que eu gostei também foi que no filme conseguimos enxergar realmente como era aquele mundo de "mesmice", é claro que nos livros temos mais detalhes que no filme, porém de certa forma os dois se completam. Então eu sugiro a leitura do livro e depois o filme. Confesso que estava com muitas expectativas em relação ao filme, quando terminei de ler o livro eu estava louco para assistir ao filme, porém como todos sabem os filmes são bem mais simples e eles sempre cortam algumas partes da história. 


Um ponto ruim que gostaria de apontar no filme foi exatamente que o mesmo poderia ter explorado mais a história. O filme possui uma duração média de 1 hora e 40 minutos que passam em um piscar de olhos, eu assistiria umas 4 horas deste filme sem nenhum problema. Porém creio que eles resolveram encurtar um pouco talvez para mostrar mais nos outros filmes, sei que a série é composta por 4 livros e acho que também existirá as continuações dos filmes. 



Comparando o filme com o livro a única coisa que posso dizer é que os dois se completam, cada um possui seus pontos fortes e de certa forma depois que assisti ao filme foi que senti realmente o que era a história do Doador de Memórias. Não posso mentir, o filme possui cortes em relação ao livro, mas isso não é novidade para ninguém, todos sabemos que isso acontece na maioria das adaptações.




Concluindo, eu amei tanto o livro quanto o filme, e já estou querendo ir ao cinema assistir novamente rsrs, a série de livros é composta por 4 livros, agora basta esperar pela continuação. Espero que tenham gostado, colocarei o trailer do filme e se você ainda não assistiu ao filme, não deixe passar a oportunidade, garanto que não irá se arrepender. Abraços e até a próxima





Blog Parceiro - Editora Arqueiro 2014.



22 comentários:

  1. Eu já estava com uma expectativa boa em relação ao filme, agora quero muito conferir.
    Mas primeiro irei ler o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gu, tudo bom?!
    Quero muuuuito ler esse livro antes de assistir ao filme. Ele deve ser muito bom *_* Parabéns pelas resenhas (livro/filme). Fiquei com mais vontade de ler/assistir agora D: HAHAHAHAHAH

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. O livro não havia me chamado atenção, mas sua resenha me fez entender um pouco a história, rsrs. Muita gente falando bem do filme no twitter, mas eu quero primeiro ler o livro para depois ver o filme, rsrs.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Gustavo estou na metade da leitura desse livro que está fluindo fácil,ainda estou quase na cerimônia de Jonas e pelo visto vou gostar mesmo achando a leitura rápida demais, espero gostar . Gostei de saber que Jonas vai questionar ao receber as memórias afinal eles vivem num mundo sem cor e sem emoção. abraços

    ResponderExcluir
  5. olá alguem pode mim a juda a fazer relatorio de filme descrevendo trechos do filme e em cada trecho identificar os elementos da fisica presentes e falar o que é comentando sobre o assunto presente

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Eu quero muito ler esse livro e há cada resenha esse desejo só aumenta. Vi em algum lugar uma resenha dizendo que o filme é melhor que o livro. Ainda não assisti, mas provavelmente será antes do livro.
    Parabéns pela resenha. Particularmente tenho uma grande dificuldade de fazer resenha de filmes e a sua está perfeita.
    abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo! Eu estou bem animada para ler esse livro, li algumas resenhas bem positivas e a sua, particularmente, apontou pontos que me chamaram muito a atenção e fique bem mais curiosa em ler. Ainda não assisti ao filme, não sei se ainda está passando no cinemas, mas tenho interesse em assistir. Que legal essa parte das cores no filme, deve ter sido bem interessante acompanhar as mudanças.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Como fã de distopia, claro que quero ler, né? Só não entendi o seguinte: se o livro foi lançado em 2003 e está sendo relançado esse ano, os outros 3 ficaram na geladeira esses 11 anos? =O
    Imagino o peso que esse garoto tá carregando com tão pouca idade. Que responsabilidade! E deve ser mesmo muito chato viver num mundo sem cores. =/
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei interessada no livro desde quando o vi pela primeira vez, pois a sinopse me ganhou, mas não é aquele interesse enooorme que me faz ir correndo comprar o livro, sabe? Por essa razão ainda não o li, quem sabe mais para frente, né? Quanto ao filme, fico feliz ao ver que ele te agradou, parece que foi uma boa adaptação, mas eu não irei assistir tão em breve, quero ler o livro antes oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom, a capa ficou linda sim, mas não tem muito a ver com a história que lemos no livro, né? Que bom que você achou que o livro e o filme se complementam, espero gostar da adaptação também, vou assistir na semana que vem. sobre a leitura, curti demais, apesar de ter ficado extremamente revoltada com esse mundo criado pela autora (o que quer dizer que é uma ótima distopia... rs...). Quase morri do coração nessa parte que pularam o Jonas.... espero que os próximos livros sejam lançados logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo! Já tinha lido resenhas do livro, mas é a primeira resenha que vejo que fala do livro e do filme. :) Adorei a ideia do filme começar em preto e branco. Afinal, ter alguém para guardar suas memorias, suas dores e aflições é no minimo viver algo artificial. São essas experiencias que moldam nosso caráter e deve ser estranho viver em um mundo onde você escolhe não sentir.

    Não sabia que o livro era de 1993. Vou procurar para leitura, acho que vale a pena.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hey, Gustavo!

    Ainda não tive o prazer de ler a obra, mas já fui ao cinema conferir de perto sua adaptação. Devo destacar que achei o filme um tanto quanto fraco, com as cenas de ação um tanto quanto paradas demais. Além disso, o final ficou bem aberto (sim, sei que haverá continuação, mas ainda acho que ficou faltando algumas explicações). Quero logo adquirir meu exemplar (e que a Arqueiro lance logo os outros volumes).

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Guh,
    Estou louca para ler e para ver essa história.
    Acho que as distopias geralmente são assim, se completam entre a narrativa do livro e a visualização no filme. Com certeza por ser uma adaptação tem cenas cortadas e isso dói em nós leitores e adoradores dos livros, mas o cliente é diferente então acho que é justo esse resumo.
    Que bom que você curtiu ambos e que os recomenda pois desejo muito conhecer as peculiaridades desse povo.
    Essa coisa de atribuir funções em dada idade me lembrou o livro "Cidade das sombras" da Jennie DuPrau (leia)!.
    Adorei e fico no aguardo da oportunidade. Espero que a Arqueiro lance logo as continuações, essa espera mata!
    Beijos
    Chrys Audi
    http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Gu, tudo bem???

    Eu fiquei perplexa em saber que esse livro foi lançado originalmente em 1993 caramba... eu nem tive conhecimento dele, mas agora com o filme no cinema nada mais justo do que fazer uma nova edição do livro... gostei da capa também... achei linda.... e esse ator é um fofo.... Xero!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha!! Com certeza quero ler e assistir, eu adoro distopias. Nossa, imagino o peso que deve ser para o Jonas carregar todas essas memórias, e ver que a sociedade que todos julgam tão perfeita, não é tão perfeita assim. Acho legal isso no filme de mostrar no início tudo preto e branco e depois ir colorindo à medida que ele vai descobrindo as coisas.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo,

    Adorei a sua resenha e a crítica do filme e o fato de você ressaltar que um completa o outro, é muito bacana com a produção do filme traz dados que complementam o livro. O mundo ideal é interessante e utópico, mas essa coisa de ser sem amor, alegria (sentimentos e emoções) e sem escolhas, tudo é definido e determinado por anciãos, não é para mim sou anarquista demais e sem sentimentos e emoções eu não seria eu. (hahaha).

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gu, tudo bem?
    Nosso o trailer tem muito impacto!!!!!!! E que história!!!!!!! Quando as pessoas tem a liberdade de escolher elas escolhem errado? Quem decide o que é certo e errado? Esses anciãos??? Eles têm o direito de escolher por todos? Então, eles têm a liberdade de escolher por todos, e se usarmos a lógica deles, eles estão escolhendo errado!!!!!!!
    Adoroooooooo!!!!!!!!!!!!!
    Nossa, já estou toda arrepiada, adoro livros que me desafiam, que fazem questionar!!!!!
    Não vejo a hora de ler e ver o filme!!!!!!
    Adorei sua resenha e a crítica do filme.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gustavo eu assisti esse filme :3 eu amo ele. Acredito que passa uma mensagem clara de amor, respeito, e todos os outros sentimentos essenciais para a nossa existência caótica, porem maravilhosa. Eu queria muito ter lido o livro antes do filme, mas não me arrependo, só espero futuramente ler e sentir a mesma coisa ou até mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, Gustavo!
    Tenho visto maravilhas a respeito do livro e do filme. Quero ler e assitir rsrs
    E acho que vou anotar sua dica de ler primeiro para depois assistir o filme rsrs, e fico feliz em saber que livro e filme se completam. Espero que quando eu ler, goste tanto quanto você

    Beijos e parabéns pelas resenhas!

    ResponderExcluir
  20. De distopias eu conhecia as modinhas como todo mundo e Puros, que ninguém conhece, mas, eu amo de paixão. Por algum motivo eu não me interesso por ler THG e por conta do final não me interesso por Divergente, mas, este livro *-*.
    Acredito que após sua resenha entrou na minha meta de leitura ainda para 2014.

    Tay *-*
    http://tayletitshine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler este livro,quando terminar de ler todos os livros da minha listinha vou correndo comprar na livraria hahaha. Ótima resenha

    Beijos
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. gostei muito do livro, como disse no texto, ele consegue transmitir como seria esse futuro hipotético, mas o filme achei fraquinho de tudo, meloso demais, justamente para agradar jovens adolescentes, deixou de passar o confronto psicológico que o protagonista passa quando descobre (quando lhe é passado as memorias) como disse no texto o filme ficou curto, parece que faltou pedaço!! nota 10 para o livro 0,5 para o filme!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa