[Resenha] O Resgate - Nicholas Sparks




Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. 

Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos.

Resenha

Tudo acontece durante uma noite banhada por uma grande tempestade. Denise e seu filho sofrem um acidente ao tentarem desviar de uma corça no meio da estrada. Com a pista molhada o carro acaba batendo em uma árvore. Depois daquele acidente a vida de Denise e de seu filho Kyle mudariam para sempre.

Com a forte tempestade, postes de energia caem pela estrada colocando mais vidas em risco. Durante a tempestade Taylor McAden que é bombeiro voluntário recebe a tarefa de sinalizar os postes caídos para assim evitar acidentes. Durante a sua missão Taylor se depara com o carro de Denise batido e rapidamente decide ajudar a(s) vitima(s) daquele acidente. Chegando até o carro Taylor avista uma mulher com sangramentos na cabeça e se surpreende quando a mesma pergunta sobre o filho que estava sentado na banco de trás. Taylor não viu nenhuma criança e pensa que a mulher estaria delirando por causa da batida na cabeça.

Quem dera se Denise estivesse mesmo em delírios, aquilo era real. Kyle havia sumido do nada e depois de perceber o desespero da moça Taylor também se apavora e começa a procurar pela criança. Minutos depois do desaparecimento da criança, chegam a cena do acidente mais policiais, bombeiros e pessoas voluntárias para ajudar na procura de Kyle. Por consequência do acidente Denise é levada ao hospital e as buscas á Kyle começam adentrando a floresta e mais adiante o pântano.

Horas depois graças a inteligência e ao empenho de Taylor, Kyle é encontrado dentro de um dos muitos abrigos para caçadores existentes no pântano escuro e lamacento. Depois de saber do ocorrido Denise se tranquiliza e minutos depois os dois se encontram no hospital e Taylor McAden mais uma vez tinha cumprido sua missão de salvar mais uma vida.

Porém durante toda esta trajetória de Resgate, Kyle cria um laço forte com seu herói Taylor. Dias depois Denise e Kyle encontram Taylor na cidade. O menino fica eufórico ao ver Taylor e o bombeiro responde de forma carinhosa e durante esta cena de afeto Denise percebe uma coisa diferente em Taylor o que também ocorre com ele em relação a Denise. Denise agradece mais uma vez pelo ato heroico de Taylor e aos poucos os dois vão se aproximando cada vez mais.

Kyle tem problemas em compreender a linguagem e possui um atraso na mesma em comparação a crianças da sua idade. O garoto tinha dificuldade em formar palavras e frases. Porém quando o garoto estava perto de Taylor seu problema diminuía e o garoto apresentava melhoras na comunicação, o que maravilhou Denise.

Com o tempo Denise e Taylor começam a namorar, porém também com o tempo as coisas entre os dois começam a esfriar e Denise percebe que Taylor possui um grande problema em volta de si mesmo, era como se Taylor possuísse uma bolha em volta de si que evitava transformar o namoro deles em uma coisa mais séria. Depois de saber de uma amiga de Taylor que o bombeiro já namorara duas vezes e nas duas o namoro sempre terminava de forma inesperada, Denise fica preocupada com Taylor e com o possível futuro que poderia existir entre os dois. 

Denise sabia que existia algo de errado com Taylor e depois de saber da morte do pai quando Taylor era criança, a moça decide questionar sobre este problema em relação ao futuro com Taylor, e o mesmo se afasta e quando Denise pergunta sobre seu pai Taylor se afasta cada vez mais, tornando o namoro entre eles uma coisa fria e distante com o passar do tempo. 

Denise se questiona sobre o relacionamento entre eles e fica com uma grande duvida na cabeça: Qual será o problema dele? O porque o medo de não se comprometer? Porque ele não conseguia se permitir e acabava afastando todos? Sem essas respostas, Denise decide levar sua vida adiante sem mais questionamentos e tenta esquecer Taylor. 

Tanto Taylor quando Denise já tinham passado por muita coisa na vida. Ele tinha um grande mistério em relação a morte de seu pai e ela teve que largar o trabalho de professora para cuidar do filho. O livro não foca somente no romance entre os dois. Kyle também é um ponto principal no livro.
Denise engravidou sem planejar e depois de receber o convite para abortar ela recusa o mesmo e decide ter o filho e cuidar do mesmo com todo o carinho possível. Logo nos primeiros anos de vida de Kyle sua mãe percebe o problema e o atraso em relação a fala e decide correr atrás de respostas, cujas nenhum médico tinha. Primeiro teria sido diagnosticado como surdez, depois autismo, transtorno de deficit e vários outros.
Porém todos foram descartados posteriormente e assim Denise decide cuidar de seu filho sozinha realizando tarefas de linguagem diárias com o garoto que apesar da demora sempre conseguia avançar de palavra em palavra, o que aumentava a esperança de Denise. 

Me apaixonei por Kyle á primeira vista, o garotinho é muito inteligente e carismático. Uma verdadeira doçura. Também me apaixonei por Denise, mesmo diante de todos os obstáculos ela decidiu criar e cuidar sozinha de Kyle, nos mostrando que precisamos ser mais fortes do que as limitações que a vida nos dispõe. Apesar da estupidez de Taylor eu também gostei dele, para Taylor enfrentar seus demônios interiores não era uma coisa muito fácil de ser feita.

Como sempre em todos os livros do Nicholas Sparks é impossível segurar as lágrimas nos capítulos finais. A capacidade do autor de nos emocionar com suas histórias é extremamente incrível. Amei o livro do começo ao fim e desejei muito que existisse um filme baseado no livro. Creio que ainda não tenha e vou torcer para que este desejo um dia se torne realidade. 

Uma linda história de Amor, Sentimentos verdadeiros e acima de tudo de Perdão e de Superação.


Para terminar a resenha gostaria de citar que fiquei muito emocionado em saber da inspiração do autor para a escrita do livro. Seu filho Ryan tem problema em relação a linguagem. Em uma nota final o autor nos conta como foi o diagnóstico com Ryan e assim como Denise, Nicholas nunca desistiu de seu filho. Assim como aconteceu com Denise no livro o autor demorou horas para fazer seu filho pronunciar a palavra Maçã. Nicholas e Ryan passaram por esta experiência em vida real, e o autor decidiu escrever o livro, o que tornou para mim a história ainda mais linda e especial. 





14 comentários:

  1. Hey Gu, tudo bom?!

    Não tem como se decepcionar com o Nicholas né?! Li um dele mês passado e me emocionei super. Mas preciso ir devagar ou me canso do gênero, sou dessas. HAHAHAH. Adorei a sua resenha, esse eu ainda não tenho. Mas já foi para a lista de desejados que divido com a minha tia que também é apaixonada por ele. Amei. Parabéns meu querido!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  2. Ola Gustavo esse livro do Nicholas já havia me chamado atenção e como sempre confirmando em sua resenha vai me fazer chorar de tantas emoções, por isso estou adiando a leitura. Pela sinopse vamos ver a luta diária da mãe e sem contar o desespero quando ele some. Fiquei muito curiosa com relação ao casal. Logo lerei coragem Joyce rsss. abraços

    ResponderExcluir
  3. Você só não consegue segurar as lágrimas nas ultimas páginas?! Eu normalmente choro por pelo menos metade do livro dos nicholas hahahaha
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade. As abordagens de pais e filhos do autor é linda e saber que parte desta em especial vem de uma experiencia real do autor só me deixa com mais vontade de ler.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu não tenho essa coisa de chorar com certeza nos livros do Nicholas Sparks? Em alguns que eu li simplesmente faltou alguma coisa pra me fazer me acabar de chorar... rs... Mas achei lindo esse livro ter sido inspirado por algo que ele viveu na vida real, isso com certeza deve ter tornado o livro mais emocionante, vou querer ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Nunca chorei lendo Nicholas - a insensível. kkkkkk Esse livro eu não tenho, mas me interessou pelo relacionamento "paternal". Não curti tanto assim os livros dele, mas ainda vou parar pra ler esse. E pode ficar tranquilo que seu desejo em breve será realidade, qual livro do Sparks não acaba virando filme? rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo,
    sei bem da fama do autor. E você não é o único a dizer se emocionar com a escrita dele. Infelizmente ainda não li nenhum livro dele, mas espero fazer disso um passado.
    A premissa deste livro desperta mais, pelo motivo de o autor se inspirar em seu filho, nos mostrando um pouco de uma realidade e assim podermos sentir com mais intensidade.
    Espero muito poder ler a este quanto as outras obras e poder assim me emocionar.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, tudo bem? Não curto Nicholas Sparks, mas confesso que fiquei com vontade de ler esse livro, já tinha lido uma resenha dele e a sua só me fez ter mais vontade de ler. O Kyle parece ser realmente encantador, e gosto dessa relação que ele acabou tendo com o Taylor... a Denise parece ser uma lutadora também, enfrentou tudo o que enfrentou e jamais desistiu do filho, e sempre se dedicando para que o Kyle se desenvolva melhor. Enfim, parece ser bem emocionante. Espero que vire filme também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?

    Quando a gente chega justamente na parte final, onde ele fala das suas inspirações, nao tem como não se emocionar, né? Esse não é o meu livro preferido do autor, na verdade, ele está bem abaixo na minha lista =P. Mas a história é interessante justamente pela presença do Kyle. Nicholas sempre dá um jeito de abordar algum problema social que gera essa proximidade no leitor. Muito legal.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Achei muito bacana o livro ter sido inspirado na história do filho dele e tudo mais, mas não leio mais nada desse autor. Pra mim é muita perda de tempo, eu abandonei um dos livros dele que me interessou e não curti a escrita, nem a história e portanto dispenso completamente qualquer coisa vinda dele.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, rapaz.

    Como todos os livros do NS, esse me pareceu ser repleto de emoções e que tocam o leitor. Eu não sou tão fã do autor, mas já pude me deliciar com um dos seus livros, e se possível, irei dá uma chance a esse também.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Gu, tudo bem?
    Eu estava super ansiosa para saber sobre essa história. Você contou a história de um jeito, que me prendeu a cada palavra e eu queria mais e mais!!!!! A história parece ser linda e quando no final você explicou que o autor também passou por isso, confesso que aumentou ainda mais o meu interesse, torna a história mais real, não é mesmo???
    Adorei!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieee querido =)
    e mais uma vez o Sparks veio para arrancar lágrimas dos olhos dos leitores, contudo mesmo com os comentários positivos e tua resenha que desperta curiosidade, eu tenho resistência com o autor por achar que usa a mesma formula, com isso quase não leio ele.

    Beliscões da Máh <3
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gustavo
    Tudo bem?
    Fiquei muito ansiosa por esse livro, me falaram muito bem sobre ele, e também porque o Nicholas sempre escreve livros maravilhosos. Amei tua resenha!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  14. Dimplesmente perfeita esta resenha fala tudo, bem completa! Parabéns, só fiquei meio em duvida, Taylor termina com Denise?

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa