[Resenha] Garoto encontra Garoto - David Levithan




Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!

Resenha

Um livro diferente de todos que já li desta temática. Com um toque de romantismo e comédia David Levithan nos mostra que o mundo é feito de diferenças e que são elas que nos tornam especiais diante da vida.

Imagine uma escola onde a rainha do baile é uma drag-queen e que a aliança entre alunos/pais gays e héteros é uma coisa frequente no dia a dia. A história é centrada na vida de Paul e dos seus amigos., todos estudam na escola em questão. O personagem principal (Paul) é um garoto gay de 15 anos que ao conhecer Noah se apaixona á primeira vista. 

Com o tempo Noah e Paul começam a se conhecer melhor e ambos sentem uma atração um pelo outro. Porém depois de um tempo Paul estraga o relacionamento entre os dois e depois disso o mesmo tenta reconquistar Noah de variadas formas, será possível conquistar Noah novamente? 

Além da história de Paul e Noah conhecemos o circulo de amigos na escola. Primeiramente conhecemos Joni, a melhor amiga de Paul que depois de arrumar um novo namorado briga com seu melhor amigo e resolve quebrar a amizade de vários anos por causa do seu novo namorado.

Também conhecemos um pouco sobre Infinite Darlene, a quarterback drag-queen amiga de Paul, eu achei a personagem muito divertida e adorei a participação dela na história. 

Kyle também é outro personagem que faz parte do elenco principal do livro. Kyle é o ex-namorado de Paul que está tentando reatar com o mesmo. Com isso Paul se vê diante de um triangulo amoroso que não poderá terminar muito bem. 

O livro é fino, mas a história que o autor criou tem uma base e uma forma muito interessante. O autor conseguiu em apenas 240 páginas criar um mundo incrível com ótimos protagonistas.

O que eu mais gostei em todo o livro é a naturalidade do mundo que o autor cria na história, como se a temática LGBT fosse uma coisa fácil de se lidar e de se viver, e todos sabemos que na vida real isso é completamente diferente. 

Um livro sem preconceitos, com uma história leve e gostosa de ser lida. No final do livro o autor escreveu um conto de Dia dos Namorados intitulado A quarterback e o líder de torcida. O pequeno conto possui 20 páginas e dentro destas páginas o autor conseguiu me emocionar mais do que durante a leitura de todo o livro. Neste conto Infinite Darlene conhece o chefe de um grupo de líderes de torcida. Cory convida Infinite Darlene para um encontro e o decorrer deste encontro e principalmente o final  deu um toque muito especial ao livro. 

Não consigo explicar em palavras tudo o que senti na leitura do livro (principalmente no conto da Infinite Darlene), vocês terão que ler para entender. Mas posso garantir, este livro possui uma história maravilhosa e extremamente gostosa de ser lida.

12 comentários:

  1. Oi, Gustavo! Já tinha visto esse livro, mas nunca havia lido nenhuma resenha. Nem imaginava que o conteúdo seria diferente e divertido assim. Gostei! :D

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto muitos comentários positivos sobre esse livro e minha vontade de ler vem aumentando! Nesse mesmo tema, já li Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, e achei lindo demais. Se vc ainda não leu, fica aí uma dica!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita vontade de ler esse livro. Meu amigo me indicou, mas ainda não tive oportunidade. Quero conhecer melhor a temática LGBT. A literatura pode contribuir para acabar com o preconceito. Tenho fé e que logo estaremos vivendo em uma sociedade que lida naturalidade com LGBT.

    Pela sua resenha, a história parece muito interessante.
    Ah, e a capa é bem bonita.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo.
    Já li inúmeras criticas positivas sobre esse livro e como nunca li um com essa temática é bem provável que vou ler esse.
    Me chama muito a atenção o fato de que o universo criado pelo autor as coisas que na nossa sociedade são vistas com maus olhos seja tão comum. Eu ainda não li, como já disse, mas acredito que possa até passar um pouco a impressão de utopia (em alguns aspectos, é claro).

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gustavo, eu já desejo ler esse livro desde que ouvi falar de seu lançamento, a naturalidade que você citou que o livro trata de um assunto que hoje em dia é bem discutido(não de forma positiva) mostra que ele pensou além da mesmice e foco nos relacionamento em si e não no gênero, pelo menos foi que parece pela sua resenha <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi Gu....
    Eu comprei esse livro recentemente e estou louca para ler ainda mais depois de sua resenha. Eu gosto da escrita do David... Ele aborda um tema diferente com lição de vida e fora de preconceito e estereótipos e isso me encanta... e é um tipo de livro que deveria ser lido por todos... para acabermos de vez com esse preconceito que vive no coração de algumas pessoas por ai... eu acredito que cada faz de sua vida o que achar melhor e não nos cabe julgar ninguém porque todos nós temos nossos erros e acertos... cabe a nós como seres humanos de forma pensante... apenar respeitar a individualidade de cada um e poder vivermos nesse mundo que é de todos... sei que pode ser um pensamento fantasioso de minha parte... mas eu sou assim sempre vejo o lado bom das pessoas e me irrita a perca de tempo dos preconceituosos em levantar o dedo para julgar e machucar... alguém... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Gustavo adorei saber que a rainha do baile é um Drag , bem diferente a leitura e pelo visto muito prazerosa tenho lido elogios a esse livro, o que me faz colocar na lista para ler . Só o fato de a leitura ser leve já nos garante que o autor soube conduzir muito bem o livro. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Um livro em que existe uma escola em que há paz entre gays e héteros, gostei! É realmente algo bem difícil de se ver, crianças/adolescentes costumam ser cruéis com a questão da opção sexual, e não aceitar o diferente, mas claro que elas só fazem isso porque aprenderam com adultos... Tanto que no livro existe aliança entre os alunos e entre os pais, né?

    Não sabia que existia esse conto no fim, que legal que ele te emocionou. Não tinha nenhuma vontade de ler o livro, mas sua resenha agora me deixou em dúvida.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Gustavo,

    Adoro livros trata as diversidades sem frescura, com naturalidade e sem preconceito. À vezes me pergunto por que as pessoas ou algumas delas são tão intolerantes. Aplaudo de pé escolas que promovem o convívio cotidiano com a diversidade.

    Adorei a sua resenha e a sua espontaneidade ao escreve-la. Agora, você me deixou curiosa para saber o final do conto que traz algo mais para a história.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo, tudo bem?? David ♥ sério, adoro os livros dele... e desde que lançou "Garoto encontra Garoto" estou doida para ler. Ele com sua narrativa simples é capaz de nos conquistar e emocionar e o que mais me chamou a atenção nesse livro é pela simplicidade, mostrando que um relacionamento homossexual é igual a qualquer outro. Os personagens parecem ser ótimos e quebrando todos os estereótipos.

    Não sabia desse conto, mas parece ser bem legal também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Olá, rapaz.
    Nossa, só ao ler sua resenha já imaginei os personagens e suas situação e confesso que soltei alguns risos. Deve ser um livro muito carinhoso e bonito, um livro limpo que fala de sentimentos de uma forma muito prazerosa e leve. Eu desejo muito ler esse livro. Já li Todo Dia do autor e me encantei demais com sua escrita, e estou com o Will & Will para ler. Espero fazer isso em breve.

    att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^ Mais atual não há, então parabéns ^.~

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa