[Resenha] Mares de Sangue - Scott Lynch



Após uma batalha brutal no submundo do crime, o golpista Locke Lamora e seu fiel companheiro, Jean Tannen, fogem de sua cidade natal e desembarcam na exótica Tal Verrar para se recuperar das perdas e feridas. Porém, mesmo no extremo ocidental da civilização, não conseguem descansar por muito tempo e logo estão de volta ao que fazem de melhor: roubar dos ricos e embolsar o dinheiro.

Desta vez, eles têm como alvo o maior dos prêmios, a Agulha do Pecado, a mais exclusiva casa de jogos do mundo, onde a regra de ouro é punir com a morte qualquer um que tente trapacear. É o tipo de desafio a que Locke não consegue resistir... só que o crime perfeito terá que esperar.

Antigos rivais dos Nobres Vigaristas revelam o plano a Stragos, o ambicioso líder militar verrari, que resolve manipulá-los em favor de seus próprios interesses. Em pouco tempo, a dupla se vê envolvida com o mundo da pirataria, um trabalho inusitado para ladrões que mal sabem diferenciar a proa da popa de um navio.

Em Mares de sangue, Locke e Jean terão que se mostrar malabaristas de mentiras, enganando todos ao seu redor sem a mínima falha, para que consigam sair vivos. Mas até mesmo isso pode não ser o bastante...

Resenha

Este é o segundo livro da série Nobres Vigaristas, leia a resenha do primeiro livro AQUI

Esta resenha não possui Spoilers!!!

Para quem ainda não conhece a premissa principal desta série irei explicar em algumas palavras: Os Nobres Vigaristas é uma especie de irmandade de ladrões que realizam golpes apenas em pessoas da alta sociedade, sendo seus golpes extremamente inteligentes e audaciosos. No primeiro livro descobrimos um pouco mais sobre cada integrante do grupo e também acompanhamos toda a trajetória de Locke até o mesmo fazer parte da irmandade de ladrões. 

Como eu citei na resenha do primeiro livro eu estava com um pouco de receio em relação a história, porém logo nas primeiras páginas do primeiro volume eu já estava viciado na escrita do autor. Assim como o primeiro volume Mares de Sangue também é bastante grosso e suas mais de 500 páginas proporcionam dias e dias de uma leitura bem agradável ao leitor. 

Depois dos acontecimentos ocorridos no final do primeiro volume Locke e Jean resolvem continuar as suas vidas de Nobres Vigaristas e os dois bolam um plano muito audacioso: Roubar a Agulha do Pecado a maior casa de jogos de Tal Verrar. A escrita do Scott continua extremamente gostosa e peculiar, e as aventuras dos Nobres Vigaristas continuam á todo vapor neste segundo volume. 

Alguns acontecimentos que aconteceram no primeiro livro me deixaram muito triste, realmente algumas coisas e principalmente algumas mortes marcaram para sempre a saga e a história. Como eu disse anteriormente, a escrita do autor é extremamente deliciosa e o mesmo consegue articular argumentos e fatos de uma forma muito peculiar no livro, resumindo todo o livro em duas únicas palavras: Peculiar e Viciante. Não vou detalhar muito sobre os acontecimentos do livro para não soltar os "spoilers" e estragar as surpresas do livro. 

Meu objetivo principal na resenha é deixar claro que a leitura da série vale muito a pena. Se você ainda não conhece a saga dos Nobres Vigaristas você está perdendo tempo, a história, os cenários, os protagonistas, as aventuras, enfim, tudo nesta saga é uma coisa de outro mundo que vale a pena conhecer. 

- Gustavo Silveira

17 comentários:

  1. Olá

    Tenho um GRANDE interesse por essa série. Essa premissa me deixou bastante curioso e essas capas são lindas. Aliás, no momento estou finalizando algumas trilogias, confesso que prefiro livros solos, mas de vez em quando (muito de vez em quando) é bom acompanhar uma série. Espero poder ler pelo menos o primeiro volume ainda esse ano e também espero gostar muito porque apesar de não querer ler muito sobre a história eu criei certa expectativa com base em algumas resenhas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Gustavo o que me chama atenção nessa séries são os vigaristas até chamados de nobres, estarem sempre mentindo e criando situações para nãos erem pegos. Gostei de saber que a leitura flui bem e nem percebemos as 500 páginas. Mais que anotado a dica. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Parece um trilogia excelente, diferente de outras que eu já li. Mas estou dando um tempo em séries, lendo mais livros solos, sofro muito com as séries e espera por livros.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? O enredo do livro parece ser bem legal, mas ainda sim nada que me faria pegar para ler no momento. Estou com uns desafios para cumprir e uma bela pilha de livros na estante :( acho que me aventurar em séries agora não da muito certo. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Gu, tudo bem?
    Saudades de você e das sua resenhas!!!!
    Eu quero muitoooooooooo ler essa série!!!!!!!! Me apaixonei por esse enredo. Adoro histórias de aventuras, e em um universo de livros rodeado de fantasia e romance, criar uma irmandade de vigaristas é gol de placa!!!!!!!
    Adorei!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esse livro me lembrou o filme "Onze Homens e um segredo" onde eles também são ladrões que praticam grandes golpes e são de um brilhantismo nato. Gostei da premissa, me parece realmente bom. Talvez eu o leia.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, meu Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gu. Tudo bem?

    Eu já conhecia essa série em outro blog, mas nunca me interessei profundamente. Mas depois de sua resenha fiquei curiosa e só não leio agora porque tenho muita série/trilogia para terminar, porém me interessei.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  8. E aí Gustavo! Não conhecia essa saga, nem o autor... Mas pelo que li em sua resenha, os livros fogem dos atuais clichês e me interessei em começar a ler eles. Abs,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Até hoje não consegui terminar o primeiro, seila, não me conquistou. Muita gente pede pra eu dar uma nova chance, e eu pretendo fazer isso, mas esse não é o momento. Não li muito da resenha por medo de spoilers, mas parece que dá uma melhorada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gustavo
    Gosto dessa criação do anti-herói com protagonistas imperfeitos, mas ainda sim, protagonistas de uma trilogia. Não conhecia a saga e devo ressaltar que ainda estou incerto quanto a ler ou não. Porém sua resenha acendeu uma fagulha de interesse. Vou pesquisar mais sobre o livro.
    Adorei sua resenha!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo, tudo bem? Achei a premissa da série interessante, mas acho que não faz muito o meu estilo. Mas parece ser um livro cheio de aventuras e com personagens imperfeitos e reais. Realmente o livro deve ser bastante peculiar.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gustavo.
    Procurei durante a resenha, mas não encontrei. De qual editora é esse livro?
    A temática não me interessa, mas fico feliz que tenha gostado. É bom quando o segundo volume não deixa a desejar e nos empolga pra leitura dos próximos. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conhecia esta serie, mas ela parece ser bem legal e poucos livros com tantas paginas conseguem ter uma narrativa gostosa e sem pesar muito e isso me deixou com mais vontade ainda de lê-los...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Isso deles só roubarem pessoas da alta sociedade e aplicarem golpes inteligentes me lembrou muito O ladrão de casaca, que é um clássico que eu amo. A diferença é que lá é um ladrão só... me interessei bastante, quando eu conseguir ler algumas séries que já tenho aqui vou atrás dessa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá Gustavo. Realmente eu não conhecia a série, e achei bem interessante. Não é muito o meu estilo de leitura, na realidade nunca li nada que fale de ladrões e piradas rs. Mas achei interessante =D
    Só a quantidade de páginas que desanima bastante, mas você está recomendando, então vou deixar anotado aqui. Vai que surge e oportunidade =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gus!
    Eu não conheço a série, e apesar de não ser minha zona de conforto fiquei interessada em lê-lo, ainda mais depois de sua recomendação rsrs
    Esse seria um livro que eu compraria só pela capa, pois ela é MUITO linda *-* Babando nela aqui hahahahahhaha

    Adorei a dica, e já anotei como desejado!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo!!!!
    Tenho certeza que vale a pena e tenho muita, mas muita vontade de ler.
    Quero muito conhecer essa escrita viciante do autor que todos falam tão bem.
    Espero ler em breve!!!
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa