[Resenha] Sereia Negra - Vinícius Grossos



“Um peixe fora d’ água” – foi exatamente assim como Inês se sentiu a vida toda. No seu aniversário de quinze anos, Inês têm todos os seus sentimentos de revolta aflorados de forma aplacável; seu pai a abandonou assim que ela nasceu, sua mãe morreu no parto, ela nunca teve amigos, nem nunca se sentiu atraente o suficiente para os meninos com quem tivera contato. É então que Inês decide que sua vida deve ter uma mudança radical. Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava...

Numa tempestade repentina e sobrenatural, Inês é tragada pelos mares – tragada pelo seu mundo. Inês é uma sereia. E mais do que isso, ela é uma lenda viva – um ser aguardado por todas as sereias e tritões de Atlanta, um dos vários reinos que existem abaixo do mar sem o conhecimento dos humanos, como a grande salvadora deles. Inês é a Sereia Negra, a única sereia de cor negra de toda a história!

Mesclado de fantasia e magia, lendas gregas e brasileiras, somado a um retrato da nossa realidade social, Sereia Negra promete te mostrar uma nova visão não só desses seres fantásticos, mas de questões da vida que vão além da fantasia.

Resenha

Primeiramente gostaria de começar esta resenha me desculpando com o autor Vinícius Grossos, eu tive que fazer uma viagem de última hora e a resenha demorou muito para ser escrita e postada, mas aqui estamos nós: vamos embarcar em mais um maravilhoso livro nacional.

Vamos começar falando um pouco sobre a protagonista principal de Sereia Negra: Inês, uma moça que está completando 15 anos de idade, mas ao invés de comemorar esta data tão alegre Inês se sente sozinha e sem nenhuma vontade de comemorar. Inês não tem família sendo que vive somente com seu avô que sempre gostava de comemorar estas datas importantes.

Inês também não tem muitos amigos e o fato de ser Negra é um ponto crucial para que a mesma sempre sofresse preconceito através das outras pessoas, todos estes fatos juntos deixam Inês extremamente furiosa e ao mesmo tempo triste. Inês se depara com seu aquário com peixinhos dourados e decide em um ato de fúria se livrar do mesmo e consequentemente dos peixes! Com este pensamento em mente Inês vai até o mar com o intuito de se livrar do aquário.

Seu avô percebe o que a garota está tentando fazer e a segue até a praia, então a garota começa a discutir com o seu avô e de uma hora para outra uma grande tempestade começa a atormentar os céus e os mares, sem entender o que está acontecendo Inês tenta salvar seu avô das inesperadas ondas, mas Inês não imaginava que aquela tempestade mudaria sua vida para sempre. A partir deste acontecimento coisas surpreendentes começam a acontecer, e assim Inês conhece um novo mundo que traz consigo grandes mistérios e inesperadas paixões.

Já escrevi em outras resenhas aqui no blog a minha dificuldade em escrever sobre livros que me encantaram, alguns livros são apenas histórias interessantes e que nos ajudam a passar o tempo, porém existem aqueles livros mágicos e que nos levam para um mundo extremante novo e inusitado e foi isto que aconteceu durante a leitura de Sereia Negra.

Irei comentar sobre alguns pontos extremamente positivos na história: Primeiramente falarei sobre a protagonista principal, desde as primeiras páginas eu me apaixonei pela Inês e seu jeito carismático, Inês nunca teve uma família ou amigos ou um namorado de verdade na sua vida, eu realmente não esperava me apegar tanto a ela como aconteceu durante a leitura. Além de Inês, diversos outros protagonistas secundários nos conquistam durante a leitura, o autor tem uma grande habilidade em criar personagens apaixonantes e carismáticos.

Outro fato muito interessante no livro foi como o autor apresentou questões como preconceito racial, por exemplo. Nunca tinha lido nenhum livro onde a protagonista principal era negra, geralmente nos deparamos com protagonistas brancos, loiros e de olhos claros. Nunca tinha parado para pensar neste fato e achei muito interessante o uso do mesmo dentro da trama de Sereia Negra.

A criatividade do autor também foi outro ponto que muito me chamou atenção, o autor criou um mundo totalmente novo e extremamente rico em personagens e detalhes o que não é muito fácil de se fazer. Não falarei muito sobre alguns pontos para não estragar a surpresa rs. Mas uma coisa eu posso garantir, assim como Inês se surpreendeu com o aparecimento deste novo mundo, eu te garanto que você também se surpreenderá e ficará de queixo caído haha!!!

Com uma escrita incrível, uma história de tirar o fôlego e personagens apaixonantes Sereia Negra é a mistura perfeita de romance com aquela pitada de sobrenatural. Um livro que me surpreendeu bastante e entrou para a minha lista de favoritos de 2015!!!

Outra coisa que gostaria de citar aqui na resenha é a semelhança do tema de Sereia Negra com o meu livro atual; Desde 2013 venho escrevendo um livro que também tem quase a mesma temática de Sereia Negra o que me fez gostar ainda mais da leitura. Por último gostaria de agradecer ao Vinicius pela oportunidade de participar do Book Tour do livro, adorei conhecer e embarcar nesta incrível história.






Curta no Facebook


Então é isto pessoal, espero que tenham gostado da resenha, deixem seus comentários e até a próxima!!!

- Gustavo Silveira.



19 comentários:

  1. Oi Gu, tudo bem?
    É a segunda resenha que leio desse livro e a segunda que o elogia muito. Mas não vale, você não contou nada!!!!! Jogou em cima de mim a informação de que é um mundo espetacular, que ficarei sem fôlego e mais nada. Maldade pura!!!!! É claro que quero ler agora, vou ter que descobri por conta própria que mundo é esse. Eu já li um livro nacional onde o protagonista era negro, mas realmente fi um só. Parabéns ao autor por abordar o tema do preconceito.
    Espero conhecer seu livro também;
    A resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oooi,
    Acho que já li algumas resenhas do livro e acho a capa taããão linda e fico muito feliz que a história seja também.
    Gostei da tematica e principalmente da forma como o autor abordou o preconceito.
    Quero conhecer o ambiente onde a história se passa, parece ser incrivel.
    Já disse que essa capa é linda? HAHAHAH

    Aaah que demais se identificar desse jeito com a história, depois com certeza vou querer ler seu livro também :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. oi ^^
    eu já li umas duas resenhas desse livro e está me deixando bastante empolgada para adquirir. sou daquelas que adora uma boa fantasia *--*
    apesar de ser mt chata com livro nacionais pq quase tudo é mt forçado pra ser cool e emplacar =/
    enfim gostei da resenha. vou ver se dou uma chance para esse livro.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Não é um estilo literário que me atraia, mas confesse que tiro o chapéu para um autor que trate de temas sociais em sua escrita, principalmente se este tema for preconceito racial. Você está coberta de razão, a produção dos livros que lemos, são em sua maioria norte americanas ou europeias, logo o padrão de beleza é branco, alto, loiro... É preciso diversificar. Aconselho livros de Pepetela, um autor angolano.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente essa capa é sensacional, não conhecia o livro mas acabei ficando mega curiosa depois de ler sua resenha. Contudo tenho medo de ir com muita expectativa ao pote. Sei bem o que você quer dizer quado fala que é difícil falar de livros que amamos, isso torna a crítica ainda mais complicada do que um livro meia boca. Porém você se saiu muito bem, parabéns :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo, tudo bem?
    Esse foi meu primeiro contato com o livro, mas não me animei tanto para lê-lo. Infelizmente essa temática está muito 'batida' e tenho procurado coisas novas para ler. No entanto, fico extremamente feliz que a leitura tenha te agradado tanto - ao ponto de tornar-se um livro favorito. É realmente maravilhoso quando isso acontece!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. "Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava..."
    Essas frases misteriosas sempre me deixam morrendo de vontade de ler o livro, rsrs.
    Acho interessante o fato de ser seres aquáticos, nunca li um livro com esse tema.
    Ja tinha lido outra resenha desse livro, agora lendo a sua, resolvi dar uma chance e vou procurar saber mais sobre ele.


    Abraços
    likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Gustavo a capa do livro está linda, o tema abordado no livro preconceito racial nem sempre encontramos em livros e isso já me chamou bastante atenção. Sua resenha me cativou a ler o livro. Vai entrar em minha lista. abraços
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem? Gostei bastante da premissa de Sereia Negra, e achei mais legal ainda o autor abordar um tema como o preconceito. Acho que assim como você eu nunca li um livro onde a protagonista é negra, e a gente acaba não se atentando a esse detalhe até que surge um livro assim. É estranho pensar que em pleno 2015 ainda temos esses problemas nas midias/cultura.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  10. Ou, Gustavo!
    Eu ainda não conhecia o autor, e nem o livro em questão.
    Confesso que tenho certo trauma de historias de sereias e sempre passo longe.
    Porém, a sua resenha me deixou bem tentada a conhecer a historia. Talvez um dia, se eu resolver ler algo sobre sereia, eu leia esse. A leitura realmente parece ter fascinado você, isso é muito bom.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Desde que li uma resenha sobre esse livro em algum blog que vai me desculpar por não me lembrar que tenho certa curiosidade pelo livro. Eu sempre o via ser divulgado blogosfera afora mas nunca tinha parado pra saber sobre o que se tratava. Acho que acabaria curtindo essa leitura e gostando assim como você.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi =)

    Já li algumas resenhas desse livro e fiquei bem curiosa. Não é fácil achar uma história com sereias boa. Mas fiquei muito interessada nesse livro depois de ler a sinopse e ver a capa. Parece ser realmente muito bom!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Conheci o autor e o livro no final do ano passado e achei bem interessante. Eu gosto muito de histórias que envolvam o fundo do mar, vai entender, e os elementos que o autor usou só me deixaram mais curiosa com esse livro.
    E claro, sempre vejo o pessoal elogiar. Isso anima muito.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gustavo!
    Conheci o Vinícius num evento aqui no Rio, apesar de ele morar em outro estado, na mesma cidade que minha mãe. Não sou fã de fantasia, mas fiquei interessada nesse livro por trazer um tema social importante ao tratar de preconceito racial. Pelas opiniões que li e ouvi, é um livro interessante pra ser adotado em escolas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Achei muito legal o fato do autor ter criado um mundo totalmente novo e bem rico, mas a verdade é que livros sobre sereias não me atraem. Mesmo com o diferencial de tratar do preconceito racial, e mesmo que você tenha gostado tanto, não me interessei.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo.
    Como assim uma tempestade mudou para sempre a vida de Inês?
    Um sereia negra? Gostei, e principalmente por saber que o autor traz detalhes, espero que seja sobre a mitologia das sereias porque até hoje não encontrei um livro que conseguisse trabalhar bem essa questão.
    Vou anotar essa dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gustavo! Tudo bom?
    Desde a primeira vez que vi essa capa, sou apaixonada por ela, sei que quando estiver com um exemplar em minhas mãos, vou ficar alisando a capa até me contentar, o que vai demorar, tenho certeza! Uau Inês leva uma vida bem complicada, acho que assim como ela, fico bastante irritada com o preconceito, mas infelizmente não é algo que podemos impedir, mas uma pontada de felicidade cresceu aqui por causa de seu avô.
    Inês parece ser forte e decidida, apesar de toda a tragédia, não deixa isso de maneira nenhuma afetar quem ela realmente é, o fato de até mesmo os protagonistas secundários nos conquistarem, é um elemento de ouro que o autor tem em mãos aqui. Concordo com você, sobre o autor trazer uma protagonista com uma aparência totalmente diferente da que estamos acostumados nas leituras, um ponto a mais por isso!
    Não puder deixar de curtir a página do autor, sua resenha me trouxe uma nova perspectiva sobre a história e claro, aumentou ainda mais meu desejo de poder ler essa história maravilhosa. Espero ser encantada por Inês, assim como você foi encantado!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Gustavo,
    eu já havia visto algo sobre este livro. Porem você abordou detalhes que desconhecia, como ela ser negra e o autor abordar a questão do racismo. Um ponto mais que positivo. Porem, mesmo amando a fantasia, eu não consigo me encantar pelas sereias, são os únicos seres misticos que em vez de me encantar pela beleza e a mitologia, acabo que me sentindo repelida. Mas fico feliz que voc~e tenha se encantado com a historia, e sei que haverá muitos leitores que também se sentiram da mesma forma.
    Então desta vez eu deixo. Parabéns pela resenha, pelos pontos importantes que você ressaltou e que tanto te encantou e vai também encantar outros leitores.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Oi Gu, tudo bem??
    Eu tenho uma imensa vontade de ler este livro... o autor disse que faria mais um book tour e disse que me chamaria... estou aguardando... no final de Março acho que vou terminar comprando... porque a capa me remente um história bem legal e depois de você dizer que a história te encantou, fiquei mais ainda curiosa para conhecer, fora que você falou tão bem de Inês que já me sinto apegada a ela... Xero!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa