[Resenha] A Escolhida - Lois Lowry




A Escolhida - Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. 

Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

Resenha

Olá Leitores Compulsivos, hoje estou aqui para fazer a resenha de mais um livro da editora arqueiro. O livro em questão é o segundo livro da série O Doador de Memórias, leia AQUI a resenha de O Doador de Memórias. Assim como no primeiro livro o segundo é bem pequeno, com menos de 200 páginas. Porém esta pequena quantidade de páginas não julga de forma nenhuma a qualidade do livro e nem do enredo pois a autora possui um dom extraordinário de em poucas páginas conseguir encantar o leitor. O único ponto negativo que eu encontrei durante toda a leitura do livro foi um final incompleto. Assim como no primeiro livro, A Escolhida termina em um ponto crucial da história, deixando o leitor a beira de um ataque. 

Na resenha do primeiro livro eu falei um pouco sobre o filme que na época estava nos cinemas, pesquisei um pouco mais não encontrei nada concreto em relação a adaptação de A Escolhida para os cinemas, o que é uma pena pois o mesmo deveria ser adaptado. Na minha pesquisa eu encontrei uma resposta da Lois para a MTV, quando a emissora perguntou sobre a sequência a autora afirmou:

“That’s like asking a woman in labor if she wants to have another baby next year,” Lowry said with a laugh. ("Isso é como perguntar a uma mulher em trabalho de parto, se ela quer ter outro bebê no próximo ano", disse Lowry, com uma risada".)

Diante disto ficamos na espera de próximas noticias, se alguém ficar sabendo de alguma coisa relacionada a adaptação deste segundo livro me avisem, estou muito ansioso rs. 



O ponto principal do livro é nos apresentar um novo mundo problemático, cheio de mistérios, e tais segredos e mistérios são revelados no final da história assim como aconteceu em O Doador de Memórias. Quando fiquei sabendo do lançamento do livro, antes de ler a sinopse eu achei que o mesmo seria uma continuação do primeiro livro o que consequentemente não é. Neste segundo livro a autora cria um mundo totalmente diferente e com outros personagens. 

A protagonista principal em A Escolhida é Kira, uma menina que acabou de perder a mãe e cujo pai foi levado pelas feras antes da menina nascer. Kira nasceu com uma perna torta e as pessoas que nasciam com algum tipo de problema eram descartadas pela sociedade, as mesmas eram levadas pelos apanhadores até "O Campo" onde eram atacadas pelas "Feras" e nunca eram vistas. Porém a mãe de Kira conseguiu um jeito de burlar este sistema e a mesma ficou com sua filha e cuidou sempre da mesma, mas agora Kira não tinha mais sua mãe, ela estava totalmente sozinha.

A mãe de Kira era uma espécie de costureira que tinha o "dom de tingir os fios" que eram usados em vários ornamentos. A mãe de Kira também era responsável por consertar a túnica utilizada todos os anos pelo cantor ao entoar o Hino da Ruína. O Hino da Ruína era um hino muito longo que contava toda a história do mundo, desde os tempos remotos até os dias de hoje, a túnica utilizada pelo Cantor era bordada com metros e mais metros de figuras representando diversas coisas do passado.

Porém como eu citei anteriormente a mãe de Kira vem a falecer e a menina se vê sozinha com um futuro incerto pela frente, com certeza ela seria banida do vilarejo, sua mãe morreu e ela era uma pessoa defeituosa, as outras pessoas não a aceitariam mais no vilarejo. E o que Kira estava pensando vem a acontecer, as mulheres do vilarejo queriam expulsar Kira do vilajeiro para assim usar o pequeno espaço da cabana da menina para construir um cercado. Para expulsar Kira uma das mulheres vai até o conselho dos guardiões em busca de um julgamento para decidir se a menina deveria ou não ser levada para "O Campo". No dia do julgamento Kira é acusada como incapaz de realizar tarefas de trabalho no vilarejo e a mesma era um importuno para a população.

Porém uma coisa inesperada acontece ao final do julgamento, o conselho dos guardiões decide poupar a vida de Kira porém com uma exigência,  o trabalho de conserto da Túnica do Cantor agora era responsabilidade de Kira.


- Kira - prosseguiu o homem, encarando-a -, você dará continuidade ao trabalho de sua mãe. Fará mais do que isso, na verdade, pois seu talento é muito maior do que o dela jamais foi. Primeiro, você remendará a túnica como sua mãe sempre fez. Em seguida, vai restaurá-la. Então, seu verdadeiro trabalho terá início. Você concluirá a túnica.


Depois do julgamento a vida de Kira muda totalmente, a mesma é levada a aposentos luxuosos com um banheiro exclusivo com água quente e comida farturenta todos os dias, coisas nas quais a menina não estava acostumada. As pessoas do vilarejo eram acostumadas a conviverem com a fome, a violência,  a falta de roupas e diversos outros problemas, resumindo: A vida no vilarejo era uma vida cercada de mediocridade.

Para consertar a túnica, Kira começa a aprender mais sobre como tingir tecidos com Annabella, uma velha que morava em uma cabana depois da floresta. Kira começa a visitar Annabella diariamente em busca de conhecimentos relativos ao tingimento dos tecidos. Porém certo dia, Kira estava fazendo a trilha que chegava até a cabana quando a mesma é perseguida por um rosnado misterioso. Quando Kira chega na cabana a mesma conta o acontecimento para Annabella que afirma de todas as formas para a garota que "Não existem feras", diante disto Kira começa a se perguntar sobre a existência das feras, seu pai não foi levado pelas feras? Se as feras não existiam o que teria acontecido com seu pai? E o mais assustador, se as feras não existem, o que acontece com as pessoas que eram levadas até "O Campo" e depois nunca eram mais vistas?

Este é apenas um dos primeiros mistérios nos quais Kira se deparará em sua nova vida. Ao desenrolar da história Kira começa a questionar o mundo em que as pessoas vivem, se os guardiões vivem em tanta luxuria porque as outras pessoas vivem tão precariamente? 

Durante a sua estadia com o conselhos dos guardiões Kira conhece Thomas e Ju, Thomas possui o dom de entalhar coisas na madeira e Ju tem o dom do canto. Porém com o tempo Kira se dá conta de uma coisa: os pais dos três morreram ou sumiram de uma forma misteriosa para depois os mesmos serem acolhidos pelos guardiões. Os guardiões teriam algum envolvimento na morte dos seus pais? Este é mais um mistério na qual a menina se depara. No decorrer do livro mais coisas acontecem e mais segredos aparecem e ambos fazem Kira se questionar sobre o mundo que a mesma vive. 

Para mim o que mais se destacou durante todo o livro foi a forma que a autora escreveu sobre o vilarejo, o modo no qual as pessoas viviam, como as crianças eram tratadas, e como a violência e a precariedade eram tratadas como "normais". O que de certa forma existe na nossa sociedade, onde a violência está presente na vida de todos e a pobreza está cada vez mais frequente na vida das pessoas. A história contada em A Escolhida nos mostra uma sociedade não muito diferente da nossa, cheia de divisões, diferenças sociais e preconceito.  

No final de "O Doador de Memórias" fiquei bastante curioso para saber mais sobre o que iria acontecer e com A Escolhida não foi diferente, neste livro eu fiquei ainda mais com aquele desejo de "quero mais"; Me apeguei muito aos personagens e me envolvi muito com a história; 

A edição da Editora Arqueiro está de parabéns; As folhas do livro são amarelas, a fonte é agradável para leitura e a capa é extremamente bonita e combina totalmente com a história. As flores e a cor da capa combinam bastante com fatos que aconteceram na história. Como eu citei no começo da resenha, o livro é pequeno, tem apenas 190 páginas, porém a autora consegue escrever histórias maravilhosas com personagens intrigantes em poucas páginas, fato no qual me faz muito apreciar os livros da mesma.

Música Tema

Para a música tema do livro eu escolhi James Bay - Hold Back The River, esta música foi a que eu mais ouvi durante a leitura do livro, confiram o clipe da mesma: 




"Orgulhe-se de sua dor" sua mãe sempre lhe dizia. "Você é mais forte do que aqueles que não sentem dor alguma".

Espero que tenham gostado da resenha, me desculpem por a mesma ter ficado um pouco longa, gostei tanto de A Escolhida que foi difícil falar pouco do mesmo. Recomendo o livro para todos que assim como eu adoram Distopias.

Abraços e até a próxima.
Gustavo Silveira. 



7 comentários:

  1. Oi, Gustavo! Esse livro nunca me chamou muito a atenção, mas agora, lendo mais sobre a história, fiquei curiosa e com vontade de realizar a leitura. Legal saber que a autora fez uma boa ambientação. Acho isso essencial para que o leitor sinta-se dentro da história e vivencie os acontecimentos. Parece ser um livro muito bom e envolvente. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo, eu assisti ao Doador de Memórias, também adorei e realmente o final me deixou doida para saber o que e quem eles encontrariam a partir dali. Apesar de continuar num mundo distópico eu acreditava que as coisas seriam melhores para eles, agora vou ter que ler Escolhida para tirar minhas conclusões. Gostei e vai para minha lista!
    Abraços,
    Mila
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas ainda não li O Doador de Memórias. Não sou muito fã de distopias, mas essa me chamou tremenda atenção. Não curti muito a capa :(

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Olá =)

    Não tenho muita curiosidade nesse livro, acho que por causa da capa pouco chamativa, sei lá. Quero ler O Doador de Memórias, mas pretendo lê-lo um dia. Parabéns pela resenha :}

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li o primeiro livro, mas gostei de saber que esta história do segundo é em paralelo ao que acontece no primeiro, acho que uma hora estes dois vão se encontrar heim!

    Ótima resenha!
    Beijos Joi Cardoso
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tbm me envolvi muito com os personagens, por mais que o livro seja curto ele prende e instiga, adorei!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    A sociedade criada pela autora é mesmo incrível, acho que essa foi a parte mais interessante do livro (ok, segunda, a primeira é no final, quando algumas coisas ficam claras como a luz do sol). Lembro que tinha ficado bastante confusa quando comecei a ler A escolhida e não entendia o que tinha em comum com O doador de memórias *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa