[Resenha] Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden




Memórias de uma Gueixa 
Autor: Arthur Golden
Editora: Arqueiro, 2015
Gênero: Ficção Americana
Páginas: 446
Avaliação: 5 cafés 
Filme: 4 cafés – Prêmios (Globo de ouro e três Oscars)


“Raras vezes um mundo tão fechado e alheio foi evocado com tamanha segurança e naturalidade”


Sinopse: Olhos cinza- azulados. Muita água em sua personalidade, é o que diz a tradição japonesa. A água que sempre encontra fendas onde se infiltrar, cujo destino não pode ser detido. 

Neste relato único, que reúne romance, erotismo e, muitas vezes, a dura realidade, Arthur Golden desenvolve uma escrita refinada e dá voz a uma personagem instigante e humana que conquistou milhões de leitores em todo o mundo. 

Não contém Spoiler

RESENHA 


Narrado em primeira pessoa, possui uma forma um tanto poética e melancólica. Memórias de uma gueixa é um livro de uma carga cultural muito extensa. O livro faz com que o leitor conheça a protagonista, do doce ao amargo da alma! 

Esta leitura foi um tiro no escuro e mais uma vez acabei me surpreendendo. Acho que a melhor sensação de um leitor é pegar um livro e não saber exatamente nada sobre o mesmo e acabar a leitura com aquele gostinho de quero mais. 

Entretanto fiquei pensando com meus parafusos: “oras, porque este livro foi escrito por um Americano?!” Talvez na minha opinião a escrita e as memórias teriam sido mais aproveitadas e exploradas, se fossem mesmo escritas por um Japonês; Mas se trata de um livro de memórias que não podemos desmerecer o escritor por possuir um baseamento em pesquisas bem extensas e sua entrevista com a ex gueixa no qual foi baseado neste livro e em seus relatos. 

OBSERVAÇÃO: No Japão durante toda a década de 1930, a grande maioria da classe baixa vivia em tempos de trevas com a Depressão e a Segunda Guerra, esse tempo ficou conhecido como Kurotani, no livro é retratado esse período como plano de fundo no qual só terá destaque da metade pra lá da leitura, demonstrando a degradação da cidade de Gion e seus personagens, entre outros territórios afetados.


“ O destino não é sempre como uma festa no fim da tarde. Ás vezes é apenas lutar na vida, dia após dia.”


No pequeno Vilarejo à beira-mar onde Chiyo nasceu, a vida é ver o pai tecer redes de pesca, ajudar a mãe a manter em ordem a casa de chão batida (Casa bêbada, apelido dado pela Chyio rs), depois brincar no lago com a irmã e as crianças dos vizinhos. Mas tudo muda quando sua mãe adoece. O pai, que já perdeu a primeira esposa, fica desnorteado diante da possibilidade de ter que criar duas meninas sozinho e passando dificuldades. Assim, quando um conhecido lhe propõe mandar as meninas para Kioto, ele não consegue fazer a escolha certa, assim vende as meninas. 

Em Kioto as irmãs são separadas e cada uma segue seu destino, um tanto cruel. Chyio se torna criada numa Okyia- uma casa de gueixas, é explorada, maltratada por Hatsumomo que possui uma beleza exuberante mas o que possui de bela e encantadora também possui muita inveja, maldade, é uma mulher ambiciosa e perigosa. Chyio possui toda esperança de fugir de okyia, encontrar a irmã e ir embora... Mas todos seus planos são fracassados e descobertos. Com apenas 9 anos, possui uma vida turbulenta de trabalhos, sofrimentos mentais e esperanças de um adulto, Hatsumomo aproveita de toda essa inocência de criança e planeja todo o mal que é possível, fazendo Chyio acumular dividas que torna impossível sua liberdade e transformação em gueixa, fazendo Chyio trabalhar apenas para suprir suas dívidas que nunca parecem ter fim... Mas tudo muda, quando Chyio é vista por um presidente, sem ao menos esperar o que o futuro lhe reserva, mas claro, sempre embasado de tristeza e talvez ilusões. 


“Era como uma criança andando na ponta dos pés ao longo de um precipício sobre o mar.” Página 419.


Ao decorrer do livro acompanhamos as transformações na vida de Chyio, após deixar sua infância no vilarejo, suas lições com a vida, seu crescimento de garota inocente para uma mulher inteligente, elegante, linda e com uma bagagem da vida que poucos imaginariam ter. Sua transformação em uma gueixa de sucesso, suas lutas. “Desde o dia em que o pai a vendeu como escrava, fez cada uma de suas escolhas motivada pelo amor ao único homem que lhe estendeu a mão” 

Neste relato é apresentado ao leitor um mundo totalmente desconhecido e misterioso. Uma leitura envolvente, explorada de cultura, relatos que é difícil distinguir de realidade e ficção. Um ótimo livro para sair da zona de conforto e visitar outros mundos impostos pela literatura. Leitura básica para aqueles que são apaixonados por diversidade cultural e curiosidade assim como eu; 

Gueixas não são prostitutas como é dito por muitos leigos, são mulheres artistas culturais (dança, arte, literatura, músicas) dotadas de muita beleza, inteligência que são entretenimento para os aristocratas nas casas de chá que possui seus atrativos culturais. Talvez um mundo triste. Onde o amor é apenas uma ilusão! 

As virgindades das gueixas são leiloadas para os aristocratas, que podem ser tornarem seus Danna – um patrocinador da gueixa. “Não somos gueixas por querer mas sim por falta de oportunidades” Disse Mameha. Uma gueixa pode sim ter relações sexuais mas apenas com seu Danna, caso contrário será uma gueixa sem virtudes e terá sua reputação na “lama”. 

Vou parar por aqui, caso pode houver spoiler. Rs !!!




O FILME 


O filme é uma ótima adaptação mas sofre divergências, como sempre tem! Recomendo para aqueles que não querem ler o livro mas que se interessam nos relatos e querem deixar um pouco de ser leigos. 

Boa leitura! 

- Bruna Fernandes @beletrismos


20 comentários:

  1. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas o Heitor, colunista lá do blog, leu e também gostou bastante. Não sabia que existia o filme até "Memórias de uma Gueixa" ser relançado, mas agora que sei que a história é incrível, com certeza vou dar uma procurada.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Já li algumas resenhas sobre o livro mas nem sabia do filme! Acho que vou procurar para assistir antes e ver se me interesso mais pela leitura.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Ja conhecia o livro e li uma resenha ha um tempo e sua resenha me relembrou a que já tinha lido. Não lembro de terem me falado de filme. Depois irei indicar para meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! o filme é meio antigo mas é bem interessante.
      bjs

      Excluir
  4. Ola lindona eu estou com esse livro em casa e preciso ler urgente, a premissa do livro é bem interessante com esses destinos separados das irmãs. E pela profundidade da escrita da autora. Essa nova capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, sua linda, tudo bem
    Tenho lido algumas resenhas sobre esse livro recentemente, acho que vou acabar lendo, risos.... Também não esperava tanto dessa história, e saber que foi baseada em fatos reais, torna ele mais especial e ao mesmo tempo mais triste. Essa venda de filhos aconteceu e acontece em tantas culturas, é desumano e devastador, não tem como imaginar a vida que elas são obrigadas a ter. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha esse livro na minha estante, mas acabei vendendo por estar parado lá a muito tempo, uma pena que só agora vi que ele parece ser bem legal, e que possivelmente fiz cagada vendendo rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei a resenha do livro muito interessante, vou dar uma procurada na obra para ler também! Quanto ao filme, espero poder ver em breve.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já li várias resenhas sobre este livro,e confesso que é bem interessante.
    Adorei sua resenha,Abraços.
    .
    www.garotoaocubo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Morro de vontade de ler esse livro e adorei essa nova capa!
    Amei a resenha

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Eu assistir o filme e amei,mas só soube a pouco tempo que tinha o livro, gostei da resenha, quero muito ler o livro.É um povo diferente, com uma cultura diferente é bacana ler livros assim.
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olha eu nunca li esse livro e nunca tive muito interesse.
    Mas eu queria conhecer viu?!
    Eu já vi o livro sendo vendido, o filme enfim...
    Mas eu até agora não peguei nenhum dos dois para dar uma olhada.
    Mas gostei do que você escreveu em sua resenha. Me parece ser um livro diferente, ainda mais com costumes diferentes. Isso é bem legal quando isso é mostrado em uma estória. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-condao.html

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Vi o filme e amei mas fiquei com medo de pedir o livro pra ler e não gostar
    Agora que li sua resenha estou aqui sofrendo por não ter pedido para resenha rsrs.
    Fiquei com medo do livro se chato mas pelo contrário pela sua resenha é tão bom quanto o filme
    Amei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Morro de vontade de ler esse livro, pois os comentários sobre ele são sempre positivos. Gostei muito da sua resenha e espero lê-lo em breve.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. OI, tudo bem?
    Eu amoooo este livro. Ele me surpreendeu também. Acho que mesmo escrito por um americano, deu muito certo, ele soube descrever bem a essência do Japão na época.
    Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler esse livro, pois estão fazendo ótimas resenhas sobre ele.
    Eu tinha esse livro, mas vendi pra uma amiga, e agora estou me arrependendo muito =/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu sempre ouço falar muito bem desse livro, mas confesso que não sabia do que se tratava a história.
    Achei muito interessante. A história é bem emocionante.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo esse livro em promoção, mas nunca soube do que se tratava rsrs, e estou bem surpresa com a premissa dele, não esperava algo tão impactante. Com certeza ele entrou para a minha lista de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Menina, eu simplesmente amei a sua resenha, meus parabens está super bem feita. Agora sobre o livro, eu já tive assistir o filme desse livro e me apaixonei, mas infelizmente a leitura não é o meu estilo, por isso não sei se o leria :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Oiii!

    Muitas pessoas falam super bem desse livro e dizem que o filme é muito bom também, mas um pouco diferente ( como sempre né ). Ele já está na minha listinha a um tempão pois quero muito lelo, mas estou passando muitos livros na frente :/ Espero começar logo essa leitura ou pelo menos ver o filme hahaha
    Amei a sua resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Não deixe de Comentar :)

 renata massa